sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Corrida de alta competição amanhã em Elvas

João Moura Caetano
Marcos Bastinhas
Duarte Pinto


Amanhã, sábado, todos os caminhos vão dar a Elvas, em cujo Coliseu, a partir das 22 horas, se realiza a tradicional corrida à portuguesa da Feira de São Mateus com um aliciante cartel de alta competição e que reúne três das maiores figuras da nova geração do toureio a cavalo.
João Moura Caetano, detentor de uma das melhores quadras de cavalos da actualidade, tem vindo a triunfar em todas as praças e a consagrar a sua figura através de uma muito própria concepção da arte de tourear a cavalo. Amanhã em Elvas volta a confrontar-se com Marcos Bastinhas, com quem travou aguerrida competição no último sábado em Portalegre; e com o clássico Duarte Pinto.
Marcos Bastinhas, por seu turno, soma por êxitos memoráveis todas as suas presenças em várias praças nesta temporada. Chega à "sua" praça e ao seu público laureado por um apoteótico triunfo em Espanha, na praça de Don Benito (Badajoz), onde saíu em ombros com Pablo Hermoso de Mendoza e Lea Vicens e também pelos seus mais recentes êxitos com que galvanizou os aficionados na Nazaré, em Ponte de Lima e em Portalegre.
Duarte Pinto é um dos mais dignos representantes do toureio "à antiga", sucessor de um grande cavaleiro - seu pai, Emídio Pinto - e detentor de um estilo onde prima a verdade, a emoção e a arte de cravar vencendo o piton esquerdo com ousada temeridade.
Vão lidar-se toiros dos Herdeiros de Rodolfo André Proença, prestigiada ganadaria alentejana e nas pegas estarão os valentes Forcados Amadores de Évora e os Académicos de Elvas.
Motivos não faltam para que amanhã os aficionados acorram ao Coliseu de Elvas!

Fotos Maria Mil-Homens e D.R./@Duarte Pinto