quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Feira de Outubro: Vila Franca rende homenagem a José Carlos de Matos

José Carlos de Matos será muito merecidamente homenageado a 3 de Outubro
na "Palha Blanco". Foi o 12º cabo do Grupo de Vila Franca, comandando-o entre
1973 e 1982
José Carlos de Matos (primeiro da esquerda) ao comando dos Amadores de
Vila Franca de Xira numa corrida na praça das Caldas da Rainha


O empresário Paulo Pessoa de Carvalho divulgou os dois magníficos cartéis que compõem a próxima Feira de Outubro em Vila Franca de Xira e onde o maior destaque vai para a homenagem a José Carlos de Matos, antigo cabo dos Forcados Amadores de Vila Franca, na tradicional corrida nocturna de terça-feira, dia 3, a habitual festa de exaltação ao Forcado.
A corrida mista inicialmente programada para domingo, dia 1, passou para dia 5 (feriado), para não coincidir com o acto eleitoral.
Assim, a Feira de Outubro abre no dia 3 (22 horas) com a corrida à portuguesa de homenagem a José Carlos de Matos e a presença dos três cavaleiros da Família Ribeiro Telles: António, Manuel Bastos e João. Pegam, como manda a tradição, os Forcados de Vila Franca e lidam-se seis toiros de Santa Maria.
José Carlos de Matos foi o 12º cabo dos Amadores de Vila Franca, grupo fundado no ano de 1932, comandando-o de 1973 a 1982.
Na corrida mista, no feriado 5 de Outubro (17 horas), toureiam os cavaleiros Ana Batista e Francisco Palha e os matadores Nuno Casquinha e Juan Leal (francês), pegando novamente o Grupo de Vila Franca.
Lidam-se a cavalo três toiros da ganadaria Passanha e a pé, quatro de Santa Maria.

Fotos D.R. e Luis Azevedo/Estúdio Z