terça-feira, 19 de setembro de 2017

Joaquim Grave rende homenagem a Fernando Quintella



Também com a devida vénia, publicamos as palavras de enorme sentimento com que o Dr. Joaquim Grave (foto ao lado), ilustre e prestigiado ganadero e antigo forcado do Grupo de Santarém, rende na sua página da rede social Facebook homenagem ao malogrado Fernando Quintella.

Fernando, levaste contigo a fórmula de uma vida diferente que não domestica a vida e a morte. Essa fé tão pura que guardavas no Deus que nos alimenta numa Missa ou no redondel de uma praça de toiros. Recusaste esta sociedade que vive de costas para a dor e que esconde o sangue convencida que assim as feridas não existem. Recusaste esta sociedade de conforto globalizado que decide como, quando, onde e porque se tem de morrer. E o que é pior, que decide como, onde, quando e porquê e até com quem se há-de viver. Não quiseste e fizeste o teu caminho devagar, que as pressas são dos maus toureiros, viveste as tuas paixões sem alaridos, discretamente, mas intensamente não escondendo o que esta sociedade oculta porque não domina, porque lhe dá medo: a vida e a morte.
Morreste do que morrem os toureiros às vezes. De um ataque de paixão...que te pôde matar, mas que de certeza te fez viver. Obrigado.
Descansa em paz.

Joaquim Grave

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.