sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Livro dos 125 anos do Campo Pequeno lançado ontem com pompa e circunstância... mas com a lamentável ausência das grandes figuras do toureio

Dª Maria Teresa de Vasconcellos e Sá Grave, com o
cabo dos Forcados de Tomar, Marco Fernando
Patrícia Sardinha, directora do site naturales.com e
presidente do Grupo Tauromáquico Sector 1, com o
crítico taurino Joaquim Tapada
Os ganaderos Engº Jorge de Carvalho e Dr. João Santos Andrade, os cavaleiros
Luis Rouxinol Jr. e seu pai, Luis Rouxinol e o bandarilheiro Diogo Malafaia, vedor
de toiros da empresa do Campo Pequeno
O cornetim José Henriques deu o toque para o início da cerimónia, no camarote
que noutros tempos era ocupado pela direcção da corrida
Drª Paula Mattamouros Resende, a Dama de Ferro
que recolocou o Campo Pequeno no circuito mundial
dos grandes palcos da Tauromaquia
Rui Oliveira foi a grande alma deste livro e o dinâmico operacional executivo
da obra, produzida em tempo recorde e com um resultado altamente positivo 
Rui Bento, Director da Actividades Tauromáquicas, na
sua curta, mas eloquente, intervenção
Os autores do livro ocuparam a mesa de honra e no final autografaram a obra
a dezenas de aficionados e artistas que ontem mesmo a adquiriram
Manuel Andrade Guerra, coordenador editorial do livro, no uso da palavra
Rui Bento e a Drª Paula Resende, a dupla que recolocou o Campo Pequeno na
rota das grandes figuras do toureio mundial
Cláudia e Elísio Summavielle, antigo Secretário de Estado da Cultura, autor do
prefácio do livro, com Fátima Pinto Bessa
João e Amélia Morais com o Maestro Mário Coelho
Missão cumprida: a administradora do Campo Pequeno,
Drª Paula Mattamouros Resende e seu marido, o jornalista
Rui Oliveira, que foi a alma e o operacional executivo deste
fantástico livro apresentado ontem na praça
Os Forcados não faltaram. Na foto, João Pedro Oliveira (cabo do Grupo de Évora),
Francisco Maria Borges (Grupo de Montemor) e Pedro Coelho dos Reis (cabo do
Grupo do Aposento da Chamusca)
Elementos da equipa do Campo Pequeno com a Dr. Paula Resende 
Maestro Ricardo Chibanga, Francisco Godinho Cabaral, presidente da Real
Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I e seu filho e Bruno de Castro. Em baixo, o
momento em que Rui Oliveira apresentava oficialmente a capa do livro


A Administração da Praça de Toiros do Campo Pequeno apresentou ontem ao final da tarde, em cerimónia que decorreu com pompa e circunstância na arena da Monumental de Lisboa, o livro "Campo Pequeno - 125 Anos no Coração de Lisboa", uma das iniciativas em curso em 2017, que marcam as comemorações do 125º aniversário da emblemática praça de toiros lisboeta.
Com a coordenação de Manuel Andrade Guerra (texto) e Francisco Romeiras (fotografia), o livro reúne testemunhos, recolhidos ao longo dos anos, vividos por cada um dos autores convidados.
O livro inclui 11 capítulos, um deles assinado pelo antigo primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, enquanto que Elisio Summavielle, antigo Secretário de Estado da Cultura, assina o prefácio.
Os capítulos do livro são "Crónica da Inauguração", na qual é reproduzida a página do "Diário das Notícias" com a crônica da corrida inaugural (18 de Agosto de 1892), "Tradições de Lisboa" (Miguel Alvarenga), "Histórias e Memórias" (Andrade Guerra e Paulo Pereira), "A Evolução do Toiro" (Vasco Lucas), "A Importância dos Forcados" (Joaquim Grave, com um bonito poema de sua Mãe, Dª Teresa Grave), "Manuel dos Santos e o seu legado" (Manuel Jorge dos Santos), "Anos de Ouro" (Andrade Guerra), “Cortesia" (Pedro Santana Lopes)," A Praça-Mãe do Toureio a Cavalo" (Paulo Caetano, também com um notável poema de sua Mãe, Dª Marília Caetano)," Um Projecto Vencedor "(Paulo Pereira) e "Antes e Depois "(Paulo Pereira).
Os textos são ilustrados com documentos das coleções de Antonio Manuel Moraes, Grupo Tauromáquico Sector 1, Museu do Campo Pequeno e fotos de Emílio de Jesus, Francisco Romeiras (autor da grande maioria das fotos), Frederico Henriques, Henrique de Carvalho Dias, Maria João Mil-Homens e Rui Oliveira , com "design" e concepção gráfica de Rita Mendes Rodrigues.
Numa data tão especial, pretendeu-se produzir um livro que perdurasse no tempo e, apesar da clara prevalência da atividade tauromáquica nos seus conteúdos, houve também a preocupação de mostrar que, no momento, o Campo Pequeno, além de ser  primeira praça de toiros do país, mantém e preserva valores indeléveis da cultura portuguesa.
A edição tem 1700 exemplares em português e 300 em inglês e pode ser comprada por 50 euros no Museu do Campo Pequeno e no "El Corte Inglés" (Lisboa e Porto).
A cerimónia de ontem foi aberta com o toque do cornetim José Henriques, seguindo-se as intervenções da Drª Paula Resende, de Rui Bento, de Rui Oliveira (o grande operacional executivo da obra, concebida em apenas três meses) e Manuel Andrade Guerra.
Na mesa de honra sentaram-se todos os autores dos capítulos do livro, à excepção de Pedro Santana Lopes, que por motivos oficiais não pôde estar presente, que no final autografaram durante cerca d ehora e meia os livros de muitos artistas e aficicionados.
Lamentável, a todos os títulos, foi a ausência das grandes figuras do toureio nacional - todas elas convidadas a título pessoal pela administradora do Campo Pequeno...
No que a matadores diz respeito, estiveram ontem na cerimónia de lançamento de um livro que a todos diz respeito os Maestros José Júlio, José Trincheira, Mário Coelho e Ricardo Chibanga e o mais novo dos matadores nacionais, Manuel Dias Gomes. Quanto a cavaleiros, apenas marcaram presença Luis Rouxinol e seu filho Luis Rouxinol Júnior, Marco José e os praticantes Francisco Correia Lopes e António Prates. E mais nenhum. O que é verdadeiramente lamentável. E vergonhoso, mesmo. Mas não é de estranhar. Assim vai a nossa Festarola...
Já no que aos forcados concerne, marcaram presenças a maioria dos cabos e muitos elementos de grande parte dos grupos existentes, o presidente da Associação de Forcados, José Potier e antigas glórias da forcadagem como Nuno Megre, José Jorge PereiraGonçalo Sepúlveda, Nico Mexia de Almeida e outros. Presentes também diversos ganaderos, entre os quais Sebastião Ortigão Costa,  Francisco Romão Tenório, João Andrade (Prudêncio) e o Engº Jorge de Carvalho.
No início da sua intervenção, Manuel Andrade Guerra pediu um respeitoso momento de recolhimento em memória dos forcados Pedro Primo e Fernando Quintella, recentemente falecidos.

Fotos Maria Mil-Homens