João Mesquita fazia ontem a última pega da tarde na corrida de Sobral de Monte Agraço e brindara-a ao empresário da praça, José Luis Gomes, antigo cabo dos Forcados de Lisboa |
Sequência da primeira tentativa de Rui Godinho "Peitaça", veterano do Grupo de Coruche que ontem dobrou João Mesquita, sendo também ele violentamente derrotado na sua primeira intervenção |
Rui Godinho acabou por pegar o toiro à segunda, a sesgo e com as ajudas carregadas |
Depois de ontem e mesmo em cima do acontecimento aqui termos publicado uma primeira série de fotos de Maria João Mil-Homens que retratam a sequência dramática da colhida ontem na praça de Sobral de Monte Agraço do forcado João Mesquita, dos Amadores de Coruche, aqui fica hoje a série completa e a grande reportagem da nossa repórter sobre o acidente que deixou todo o mundo taurino apreensivo, sobretudo se tivermos em conta que esta colhida ocorreu precisamente poucos dias depois da trágica morte de outro forcado, Pedro Miguel Primo, que tinha 25 anos e pertencia ao Grupo de Amadores de Cuba, que não resitiu a uma grave lesão no fígado sofrida quanto tentava pegar à terceira um toiro na corrida efectuada no passado dia 2 na praça semi-portátil na vila alentejana de Cuba (Beja).
O toiro que colheu ontem João Mesquita - jovem e valente forcado que se iniciou há seis anos nos Amadores de Coruche - era o último da corrida no Sobral, pertencia à temida ganadaria Canas Vigouroux e fora brilhantemente lidado pelo cavaleiro Luis Rouxinol Júnior. Dos seis toiros que ontem sairam à arena do Sobral, este era "o mais bruto", como se refere na página do Grupo de Forcados Amadores de Coruche no Facebook.
João Mesquita brindou a sua pega a José Luis Gomes, empresário da praça e antigo cabo dos Forcados de Lisboa. Esteve garboso a citar, enorme a recuar e fechou-se bem de braços à córnea, mas sofreu um violentíssimo derrote e caíu com violência no chão, ficando logo inanimado. O toiro ainda o elevou no ar e lhe deu mais uma violenta colhida, tendo o forcado caído muito mal. Sangrava abundamentemente do sobrolho esquerdo. Forcados dos dois grupos que ontem pegavam nesta corrida, os Amadores de Lisboa e os Amadores de Coruche, prontamente cobriram o corpo inanimado de Mesquita para o salvaguardar de novas investidas do potente toiro, enquanto que os bandarilheiros afastavam o animal.
O forcado foi retirado da arena em maca e imediatamnete conduzido ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, pelos Bombeiros do Sobral, que na ambulância o estabilizaram. João Mesquita acabou por recuperar a consciência já no caminho para Lisboa e depois de observado em Santa Maria verificou-se, felizmente, que não sofrera nenhuma lesão grave para lá do corte no sobrolho e algumas equimoses no corpo, tendo já tido alta esta manhã, como há momentos noticiámos.
O toiro acabou por ser pegado por Rui Godinho "Peitaça", veterano forcado dos Amadores de Coruche, que no próximo dia 24 se despede na corrida que se vai realizar na Monumental de Coruche e onde se lidarão toiros da centenária ganadaria Palha.
Rui Godinho, que em Agosto de 2010 perdeu o dedo mindinho do pé (tiveram que o amputar dias depois da colhida) quando pegava um poderoso toiro de Romão Tenório na última Corrida "Farpas" na praça da Nazaré, foi ontem duas vezes à cara do toiro que acabara de colher João Mesquita. Na primeira tentativa sofreu também um violentíssimo derrote, acabando por concretizar a pega ao segundo intento, a sesgo e com as ajudas carregadas - como as fotos documentam.
Fotos Maria Mil-Homens