![]() |
Ganadarias Miura e Murteira Grave num duelo histórico no próximo dis 30 na praça de Alcácer do Sal |

A empresa Verdadeira Festa confirma o o cartel de uma das corridas que marcará a temporada de 2017, Alcácer do Sal a 30 se Setembro, adiantado em primeira mão pelo "Farpas" e que, tendo como atractivo principal o duelo das ganadarias Miura e Murteira Grave, será composto pelos cavaleiros João Moura, Luis Rouxinol e o praticante Francisco Núncio e pelos grupos de forcados de Santarém e de Montemor.
As ganadarias Miura e Murteira Grave dispensam qualquer apresentação, tendo lidado os seus toiros nas mais importantes praças de toiros do mundo, sendo as mesmas referências do Toiro de Verdade. Venceram todos os prémios de melhor toiro e melhor corrida nas feiras de maior referência em Portugal, Espanha e França, mas nesta corrida há várias efemérides e coincidências a assinalar:
O primeiro toiro Miura lidado em Portugal foi em 1979 em Santarém, lidado por João António Romão Moura numa encerrona histórica realizada naquela praça. Pegado pelo grupo de Santarém e quem lhe bateu as palmas na Monumental "Celestino Graça" foi, nada mais e nada menos, Joaquim Vasconcellos e Sá Grave, ao tempo forcado dos Amadores de Santarém, hoje em dia ganadero de enorme prestígio, concorrente deste desfafio ganadero único.
O primeiro toiro Miura lidado em Évora no primeiro concurso de ganadarias ibérico foi lidado por Luís Rouxinol, que neste ano comemora 35 anos de alternativa.
Francisco Núncio, bisneto do Califa de Alcácer, lidará novamente um Murteira Grave, ganadaria que assinalou a sua passagem de cavaleiro amador a praticante e pela primeira vez um Miura... Cujos antepassados, proprietários da ganadaria, foram grandes e bons amigos, sendo o seu bisavô, Mestre João Branco Núncio, o primeiro cavaleiro de alternativa envergando casaca e tricórnio a lidar um toiro da mítica ganadaria em Espanha.
O grupo de forcados Amadores de Santarém tem a sua história ligada a uma das mais importantes, se não a mais importante ganadaria portuguesa, Murteira Grave. Todos os filhos e netos do saudoso Engº Joaquim Grave foram forcados do grupo de Santarém, tendo um dos filhos, Carlos, sido cabo e actualmente João Grave, neto do Engº Joaquim Grave, é o cabo do grupo mais antigo do mundo, com 102 anos de História.
Os Miuras e o Grupo de Santarém também se cruzam... o primeiro toiro da história da temida ganadaria é pegado pelos escalabitanos e a primeira corrida completa da ganadaria espanhola também foi pegada pelos Forcados de Santarém.
O Grupo de Montemor também tem a sua História recente ligada a Graves e Miuras. As suas célebres e triunfais encerronas com os toiros de Galeana no Campo Pequeno... e a monumental pega a um toiro de Zahriche efectuada pelo saudoso cabo José Maria Cortes em Évora e aquela da Arruda do Vinhos conseguida de forma brilhante por Francisco Borges.
Será uma corrida de e para aficionados!
Fotos J. J. Diago e D.R./@Verdadeira Festa