quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Dr. Fernando Salgueiro: 22 anos de saudade

O Dr. Fernando Salgueiro com seu filho Fernando de Andrade Salgueiro e
Manuel Conde 
29 de Maio de 1988, a última vez que o Dr. Fernando Salgueiro se vestiu de toureiro,
na Monumental de Almeirim, para dar a alternativa a seu neto João Salgueiro, com
o testemunho de seu filho Fernando de Andrade Salgueiro

Exímio equitador, criador de cavalos e de toiros e histórico cavaleiro tauromáquico, o Dr. Fernando Salgueiro (nascido a 7 de Maio de 1913) morreu há 22 anos.
Oriundo de uma importante família de ganadeiros ribatejanos, estreou-se como cavaleiro tauromáquico na então importante Feira de Valada, no ano de 1923, com apenas dez anos de idade. Em Lisboa, formou-se em Medicina Veterinária e dedicou-se à equitação, destacando-se inicialmente nas provas de obstáculos.
A 24 de Abril de 1938 tomou a alternativa na praça de toiros do Campo Pequeno, das mãos de Mestre João Núncio, tendo na sua brilhante trajectória actuado com êxito em Portugal e também em Espanha, dando início a uma histórica dinastia de cavaleiros tauromáquicos que foi depois continuada por ser filho, Fernando de Andrade Salgueiro (que cumpre este ano o 50º aniversário da sua alternativa, concedida por seu pai em Santarém), por seu neto João Salgueiro e actualmente por seu bisneto João Salgueiro da Costa.
Quarenta anos depois de ter recebido a alternativa, toureou o seu último toiro a 19 de Maio de 1978 na Monumental de Almeirim, praça onde também se vestiu de toureiro pela última vez dez anos depois, a 29 de Maio de 1988, para apadrinhar a alternativa de seu neto, João Salgueiro. Faleceu a 15 de Fevereiro de 1996.
Como alguém um dia escreveu, "aos grandes homens não se fazem elogios, agradece-se". Obrigado Dr. Fernando Salgueiro!

Fotos D.R. e Henrique de Carvalho Dias/Arquivo