segunda-feira, 21 de maio de 2018

Azambuja: cavaleiros faltam a homenagem a Fernando Andrade Salgueiro

A ilustre Família Salgueiro
Os cavaleiros da dinastia Salgueiro: Fernando Andrade Salgueiro com seu filho
João Salgueiro, seu neto João Salgueiro da Costa e seu sobrinho António Lopes
Aleixo
Em primeiro plano, os empresários Paulo Pessoa de Carvalho e Rui Domingues
e o crítico taurino Joaquim Tapada
A Família Salgueiro esteve em peso na homenagem ao patriarca
Manuel Andrade Guerra teceu o elogio do homenageado e salientou a
importância da dinastia Salgueiro no mundo da tauromaquia
Fernando Salgueiro no uso da palavra, ladeado por Manuel Andrade Guerra
e Rui Casqueiro
Francisco Godinho Cabral, presidente da Real Tertúlia D. Miguel I, com o
bandarilheiro Ernesto Manuel
Rui Casqueiro, presidente da Tertúlia "Festa Brava" e sua Mulher, Isabel Nolasco,
ladeando o padre Paulo Pires, com João Duarte, sua Mulher, Fátima e Manuel
Andrade Guerra
João Salgueiro com o antigo empresário Rui Domingues, organizador das
célebres corridas do jornal "Semanário" e que foi um dos grandes impulsionadores
de Pedrito de Portugal nos seus inícios
O empresário José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim" e sua Mulher, Teresa. Em
baixo, Fernando A. Salgueiro com seu genro Paulo Pessoa de Carvalho, filhas e
neta, Francisca, Leonor e Joana


Qualquer coisa não bate certa no mundo da tauromaquia quando se promove uma homenagem aos 50 anos de alternativa de uma figura como Fernando Andrade Salgueiro e nem um único cavaleiro marca presença no acto...

A homenagem, levada a efeito pela dinâmica Tertúlia "Festa Brava", decorreu durante um jantar na passada sexta-feira no Restaurante "O Picadeiro" na Azambuja e foi a primeira de outras que este ano irão celebrar e assinalar o 50º aniversário da alternativa do cavaleiro Fernando Andrade Salgueiro - que a recebeu a 2 de Junho de 1968 na Monumental de Santarém, das mãos de seu pai, o saudoso Dr. Fernando Salgueiro.
Lamentavalmente e para além dos cavaleiros da dinastia Salgueiro - seu filho João, seu neto João e seu sobrinho António Lopes Aleixo -, mais nenhum cavaleiro tauromáquico se dignou comparecer neste jantar. E poucos toureiros ou outras figuras do mundo das arenas marcaram presença. Esteve o bandarilheiro Ernesto Manuel, o crítico taurino Joaquim Tapada, os empresários Paulo Pessoa de Carvalho (genro do homenageado), José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim" (apoderado de João Salgueiro da Costa), João Duarte e Rui Domingues. Bons, sim senhor, mas poucos para a grandeza de um toureiro e de uma dinastia como a que sexta-feira era homenageada.
Presentes vários autarcas locais, como o presidente da Câmara da Azambuja, Luis de Sousa; o vereador Silvino Lúcio; o presidente da Junta de Freguesia do Cartaxo, Délio Pereira; e o padre Paulo Pires, pároco da Azambuja.
O elogio do homenageado esteve a cargo de Manuel Andrade Guerra, presidente emérito da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, que com a eloquência usual percorreu, num breve improviso, a trajectória de Fernando A. Salgueiro, evocando também a importância no mundo da tauromaquia da ilustre dinastia Salgueiro. Vários dos presentes usaram também depois da palavra para render tributo ao ilustre cavaleiro tauromáquico.
No dia 2 de Junho, data exacta do aniversário da alternativa de Fernando Andrade Salgueiro, a Real Tertúlia vai também homenageá-lo, como já aqui noticiámos, durante um almoço que decorrerá na Quinta do Gaio, entre Azambuja e o Cartaxo.

Fotos Emílio de Jesus