segunda-feira, 21 de maio de 2018

Concurso de Ganadarias: triunfal reaparição de Vitor Ribeiro em Évora

Luis Rouxinol, que à tarde já toureara em Portalegre,
enfrentou os exemplares de Calejo Pires e António Silva,
sobressaindo sobretudo na lide do segundo
Momentos triunfais da reaparição de Vitor Ribeiro, que lidou os dois toiros que
ganharam o Concurso de Ganadarias (Condessa de Sobral e Pinto Barreiros),
tendo estreado dois cavalos novos quer actuavam pela primeira vez em praça
Marcos Bastinhas abriu a sua temporada com um bom triunfo em Évora, no
segundo toiro do seu lote, de Branco Núncio, depois de ter lidado em tom
mais morno o primeiro que pertencia a Canas Vigouroux. Em baixo, os
proprietários das ganadarias vencedores do 59º Concurso de Évora: ganadarias
Condessa de Sobral, prémio bravura (divisa há alguns anos propriedade da
família Domecq) e Pinto Barreiros, prémio apresentação, propriedade de
Joaquim Alves


A tradicional corrida Concurso de Ganadarias (59ª edição), que sábado à noite se realizou na praça de Évora, registou uma boa entrada de público, a preencher três quartos da lotação e deu lugar a momentos de particular emoção quando, ao início, se lembrou e se homenageou a memória de João Nunes Patinhas, cabo fundador dos Amadores de Beja, tendo António José Cardoso (agora líder da empresa Toiros & Tauromaquia) entregue a Bernardo Patinhas, filho do saudoso forcado, uma placa evocativa deste bonito tributo.
Também a memória de António Manuel Cardoso "Nené",  saudoso empresário desta praça (ele próprio idealizara todo este cartel) esteve presente em vários momentos ao longo da noite, sobretudo nos brindes que cavaleiros e forcados dedicaram a seus filhos António Manuel e Margarida e também a sua viúva, Paula Cardoso.
Foram lidados, por esta ordem, toiros das ganadarias Calejo Pires, Condessa de Sobral, Canas Vigouroux, Dr. António Silva, Pinto Barreiros e Branco Núncio, tendo os prémios de bravura e apresentação sido ganhos, respectivamente, pelos exemplares de Condessa de Sobral e de Pinto Barreiros, lidados ambos pelo cavaleiro Vitor Ribeiro, que fez nesta corrida o seu regresso às arenas, após dois anos sem tourear em Portugal.
Luis Rouxinol lidou com o usual acerto os dois toiros do seu lote, sobressaindo mais na primeira actuação. A segunda, começou com alguma irregularidade, mas subiu de tom e terminou em beleza com o habitual par de bandarilhas. Rouxinol cumpria nesta noite o seu segundo compromisso do dia, depois de à tarde ter também toureado em Portalegre.
A reaparição de Vitor Ribeiro foi um sucesso e o cavaleiro até se deu ao luxo de estrear dois cavalos novos, que nunca tinham toureado um toiro, um em cada uma das suas actuações: o "Herodes", com ferro João Fernandes e o "Jesuita" com ferro Rio Frio. O regresso às arenas era uma incógnita, mas Vitor Ribeiro voltou a estar nos dois toiros à altura da figura que é, galvanizando o público com ferros de muita emoção e sortes de grande verdade. Depois desta marcante reaparição, o cavaleiro actuará em duas corridas das Sanjoaninas na Ilha Terceira, a 15 de Julho em Moura, a 4 de Agosto em Abiul e a 12 de Agosto no Concurso de Ganadarias de Alcochete.
Marcos Bastinhas, que iniciava nesta corrida a sua temporada, esteve superior no seu segundo toiro, o exemplar de Núncio, com ferros arrojados e em terrenos de compromisso, deixando óptimos prognósticos para a campanha de 2018. Finalizou com o tradicional par de bandarilhas, muito aplaudido. No seu primeiro toiro estivera mais discreto, sem o fulgor que o caracteriza, sem contudo ter desiludido.
As pegas foram duríssimas e só uma pelos Amadores de Évora foi consumada à primeira. Pelo Grupo de Montemor foram caras Francisco Bissaya Barreto (à segunda), com uma grande ajuda de António Cortes Monteiro; Francisco Maria Borges à quarta; e João da Câmara à segunda. Pelo Grupo de Évora pegaram António Torres à primeira; o cabo João Pedro Oliveira à terceira, numa pega de grande estoicismo e valentia; e Ricardo Sousa à segunda.
A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes assessorado pelo médico veterinário Dr. Carlos Santana.

Fotos Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens