quinta-feira, 3 de maio de 2018

Fim-de-semana de grandes emoções em Vila Franca de Xira

Um dos imponentes toiros da ganadaria Vale Sorraia para a corrida de domingo
que abre a temporada em Vila Franca de Xira



Vila Franca de Xira prepara-se para ser o epicentro da tauromaquia no fim-de-semana que se avizinha, onde se anunciam inúmeros eventos integrados na I Feira das Tertúlias do Concelho de Vila Franca de Xira.
Com as previsões climatéricas a anunciar um fim-de-semana de sol e de temperatura amena, as ruas da cidade e a zona circundante à sua centenária praça de toiros "Palha Blanco" preparam-se para receber inúmeros forasteiros e locais que estarão presentes desde sábado de manhã nas inúmeras iniciativas que aí se irão realizar.
Largadas de toiros, desembarque dos toiros da corrida, colóquio, concerto, exposições e os dois espectáculos que terão lugar na arena da emblemática arena (cartazes ao lado) anunciam um evento rico em iniciativas taurinas, numa clara demonstração popular da importância que a tauromaquia tem para a sociedade.
Para o sábado, dia 5, a partir das 15h30, integrado no V Certame Internacional de Novilhadas e no IV Ciclo Nacional de Novilhadas de Escolas de Toureio, lidam-se novilhos de Palha e Falé Filipe pelos jovens novilheiros Sérgio Nunes (Escola de Madrid), Jordi López (Escola de Valência), João d’Alva (Escola José Falcão de Vila Franca), Leonardo Passareira (Escola Salamanca), Rui Jardim (Academia do Campo Pequeno) e Luis Silva (Escola Moita do Ribatejo). A entrada é livre.
No o domingo, dia 6, pelas 16h30, a centenária praça de toiros "Palha Blanco" volta a marcar a sua história com letras de ouro com uma corrida de enorme importância para a tauromaquia portuguesa. David Gomes, jovem cavaleiro, receberá das mãos de António Telles e com testemunha de Luis Rouxinol a sonhada alternativa, numa tarde onde se lida um imponente curro de toiros de Vale Sorraia, que cumpre este ano o 70º aniversário da sua antiguidade. As pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca e Coruche, numa tarde de emoção e glória para a tauromaquia nacional. A corrida contemplará igualmente uma homenagem às tertúlias do concelho, que de forma sistemática alicerçam a paixão pela festa brava por todo o concelho.
Espera-se, pois, a presença de todos num fim-de-semana carregado de simbolismo onde o apoio aos jovens valores e à tauromaquia é fundamental para todos!
A praça de toiros "Palha Blanco" promete ser o palco de muitas emoções!

Foto Florindo Piteira