domingo, 6 de maio de 2018

Futuro do toureio a pé passou ontem pela arena da "Palha Blanco"

Aplaudida actuação de Sérgio Nunes com um bom novilho de Falé Filipe
Jordi Pérez toureou com arte e valor um novilho de Palha que muito bem
bandarilhado por João Ferreira
João D'Alva de novo em grande. Ganadeiro Carlos Falé Filipe chamado à arena
Leonardo Passareira também entusiasmou o público vilafranquense
O moitense Luis Silva voltou a dar que falar
Momentos da actuação de Rui Jardim


Com os sectores de sol completamente cheios e mais de meia casa no total, teve ontem lugar na praça de toiros de Vila Franca de Xira, a centenária "Palha Blanco", o primeiro festejo da temporada, uma agradável novilhada integrada na I Feira das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de V. Franca de Xira, no V Certame Internacional de Novilhadas e ainda no IV Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio.
Os seis novilheiros actuantes deram o seu melhor e demonstraram intuição, arte e ganas de triunfo frente a novilhos das ganadarias Palha (segundo, quinto e sexto) e Falé Filipe (primeiro, terceiro e quarto), que tiveram bom comportamento e permitiram belíssimos momentos de toureio aos jovens diestros do futuro.
Não houve um triunfador - houve seis. Uns mais verdes, outros mais adiantados, os seis novilheiros deitaram cartas, entregaram-se, tiveram atitude e evidenciaram todos eles atributos para poderem dar importantes passos em frente. Em suma: não é só o toureio a cavalo que tem o futuro assegurado; no toureio a pé e graças às várias escolas de toureio que existem e estão a dar frutos, também há futuro e novos valores a prometer revitalizá-lo em força.
Os triunfadores foram Sérgio Nunes (Escola Taurina de Madrid), Jordi Pérez (Escola de Valência), João d'Alva (Escola de Vila Franca), Leonardo Passareira (Escola de Salamanca), Luis Silva (Escola da Moita) e Rui Jardim (Academia do Campo Pequeno).
O futuro do toureio a pé passou ontem pela "Palha Blanco"!

Fotos Maria Mil-Homens