domingo, 20 de maio de 2018

Montijo: Moura Caetano, imparável, deu mais uma grande lição de toureio!

Dois dias depois do memorável triunfo em Lisboa, João Moura Caetano foi ao
Montijo reafirmar o grande momento com que está a iniciar esta temporada.
Voltou a dar uma lição memorável de bom toureio e aplaudido temple
Excelente equitação e toureio aprumado nas duas lides de Gilberto Filipe
Arrojo e valor nas duas actuações do exuberante Filipe Gonçalves
Emotiva pega de João Damásio (Montijo) à segunda, ao primeiro toiro da tarde
Gonçalo Catalão (Alcochete) pegou o segundo toiro à quinta tentativa e com as
ajudas bem carregadas, depois de ter sofrido violentos derrotes nas primeiras
João Pedro Suiças (Montijo) executou à segunda a terceira pega da tarde
A pega do valoroso Manuel Pinto (Alcochete), ao quarto toiro, foi à segunda
Hélio Lopes (Montijo) pegou à segunda o quinto Vinhas da tarde
O experiente João Machacaz (Alcochete) foi, no último toiro, o autor da única
pega da tarde consumada à primeira tentativa, com o grupo a ajudar muito bem


Dois dias depois da sua apoteótica e memorável presença no Campo Pequeno, o cavaleiro João Moura Caetano voltou no sábado a dar mais uma magistral lição de bom toureio na Monumental do Montijo, sobretudo no seu segundo toiro, depois de no primeiro ter confirmado também o momento altíssimo em que se encontra neste início de temporada.
Os cavalos "Temperamento" e "Xispa" voltaram a estar em grande e Moura Caetano fez, uma vez mais, alarde da sua brilhante concepção de toureio, do seu sentimento sem igual e do seu avassalador temple - deixando antever mais uma época brilhante de que é já, nesta primeira fase, um triunfador aclamado.
A Corrida da Raporal abriu a temporada no Montijo com uma boa entrada de público que preencheu cerca de três quartos das bancadas.
Foram lidados toiros de Herdeiros de Mário e Manuel Vinhas, com excelente apresentação e trapio, de comportamento distinto, mas que na generalidade deram bom jogo.
Gilberto Filipe, homenageado ao início da corrida pelo facto de se ter sagrado há dias Campeão Mundial de Equitação de Trabalho, teve duas lides de belíssimo nível, onde pontificou a sua extraordinária equitação, colocando ferros de muito brio em e desenvolvendo uma grande brega.
Com a alegria que põe em todas as suas actuações, o exuberante Filipe Gonçalves foi autor de duas aplaudidas actuações, destacando-se na forma como entrou de frente ao piton contrário e no par de bandarilhas e no violino com o cavalo "Xique", que são já duas das suas mais reconhecidas imagens de marca.
Pegaram os Amadores do Montijo (João Damásio, João Pedro Suiças e Hélio Lopes, todos ao segundo intento) e os Amadores de Alcochete (Gonçalo Catalão à quinta, Manuel Pinto à segunda e João Machacaz à primeira). Os Vinhas não facilitaram a vida aos valentes Forcados, que com muita galhardia e em pegas emotivas levaram o barco a bom porto, sem haver incidentes a registar, felizmente.
A corrida foi bem dirigida por João Cantinho, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva.

Fotos Mónica Mendes