sábado, 10 de agosto de 2019

Noite de terror em Tomar: vários forcados hospitalizados

João Sobral, dos Amadores do Montijo, deitado no chão da trincheira, onde
foi socorrido pelos Bombeiros e pela equipa médica da praça, que o estabilizaram
e transportaram do hospital
Foram vários os forcados dos dois grupos (Montijo e Tomar)
que ontem recolheram à enfermaria e depois aos hospitais de
Tomar e de Abrantes
Vasco Freitas, dos Amadores de Tomar, ficou inanimado na arena ao tentar pegar
o segundo toiro da noite. Em baixo, o "bisonte" de 650 quilos, terceiro toiro da
corrida, a tentar fugir para dentro da trincheira...


Perdidos de mansos, sem classe e com maldade, os toiros da ganadaria São Martinho, dois com pesos superiores aos 600 quilos, fizeram ontem a vida negra aos forcados do Montijo e de Tomar na corrida nocturna que se realizou na praça de Tomar e que foi, sem qualquer exagero, uma verdadeira noite de terror.
Vários forcados dos dois grupos foram transportados aos hospitais de Tomar e de Abrantes, sendo João Paulo Damásio e João Sobral, ambos dos Amadores do Montijo e Vasco Freitas, dos Amadores de Tomar,  aqueles que sairam mais maltratados da arena, desconhecendo-se ainda a extensão das lesões que terão sofrido.
O terceiro toiro da noite, um "bisonte" com 650 quilos que, como todos os outros, procurou várias vezes "uma porta por onde sair", chegando mesmo a ensaiar um salto para dentro da trincheira (foto ao lado), recolheu aos currais sem ser pegado pelo Grupo do Montijo, depois de tentativas infrutíferas de João Paulo Damásio (que saíu inanimado da arena) e do veterano Isidoro Cirne e depois, também, de nunca ter encabrestado para, numa derradeira tentativa, o tentarem pegar de cernelha. Há toiros impegáveis e este era um deles.
A grande pega da noite foi feita ao último toiro, à primeira, por Ricardo Silva, dos Amadores de Tomar, que já na véspera pegara no Campo Pequeno.
Complicadíssimos também para os bandarilheiros, os toiros foram lidados pelos cavaleiros Marcos Bastinhas (que reapareceu depois da colhida em Évora), Luis Rouxinol Jr. e António Prates, que também não tiveram tarefas fáceis, mas se destacaram e deram a volta a todas as dificuldades, triunfando.
Ao início da corrida e logo apóas as cortesias, despediu-se Marco Fernando Jesus, cabo dos Forcados de Tomar, entregando a jaqueta ao novo cabo Hélder Parker e dando uma volta à arena aos ombros dos companheiros.

Ao longo do dia, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de uma corrida que mais parecia uma batalha campal...

Fotos M. Alvarenga