Sónia Matias, que esta noite é cabeça de cartaz da Corrida da Mulher na Nazaré, esclarece através de um comunicado publicado na rede Facebook que se sentiu enganada depois de subscrever e entender as "razões ocultas" do polémico comunicado de alguns fotógrafos taurinos que se manifestaram contra a publicação de fotos de colhidas - o célebre "Manifesto Anti-Dinis" que tanta tinta tem feito correr. E retirou o seu nome do documento.
A popular toureira frisa e deixa bem claro que "àparte de virem em defesa da tauromaquia, existe uma clara intenção de atingir terceiros, relacionada com fotos publicadas da recente corrida de toiros em Coruche e isso foi-me claramente ocultado".
Eis o comunicado na íntegra:
"Quero começar por salientar que respeito e admiro o trabalho de todos os fotógrafos e críticos taurinos, quer sejam eles profissionais ou amadores, e que agradeço a todos o carinho e amizade que me têm dispensado ao longo de toda a minha carreira.
"A razão pelo qual faço este comunicado é querer aclarar o porquê de ter pedido para retirar o meu nome do recente abaixo-assinado publicado nas redes sociais.
"Através do meu bandarilheiro Ricardo Pedro houve um pedido para me colocarem uma pergunta, à qual, da maneira que me foi feita, eu respondi de acordo com os meus ideais.
"Quando me dei conta o meu nome estava no dito abaixo-assinado onde, àparte de virem em defesa da tauromaquia, existe uma clara intenção de atingir terceiros, relacionada com fotos públicadas da recente corrida de toiros em Coruche e isso foi-me claramente ocultado.
"Ora bem, eu sou a primeira em defender a nossa Festa e a primeira também em admirar quem o faz, ainda mais numa época em que tantos ataques temos sofrido, mas não sou ninguém para criticar qualquer órgão de comunicação social quando apenas estão a fazer o seu trabalho, a publicação de fotos vai da sensibilidade de cada um e na minha opinião a Festa deve ser defendida na sua essência sem nunca perder a sua identidade. Infelizmente os acidentes acontecem e acredito que ninguém ligado aà tauromaquia fica feliz com isso.
"Bem haja a todos aqueles que divulgaram e defendem a nossa Festa".
Sónia Matias
Fotos Maria Mil-Homens e D.R./@Sónia Matias/Facebook