João Moura Caetano, Ana Rita e António Prates toureiam pela primeira vez esta temporada em Lisboa na próxima quinta-feira na corrida de gala à antiga portuguesa que encerra o abono na capital
Laureado por sonantes triunfos este ano noutras praças de Portugal e de Espanha (ainda no domingo passado saíu em ombros em Montoro, Córdoba), João Moura Caetano faz esta quinta-feira a sua estreia este ano na Monumental de Lisboa - onde no ano passado obteve dois êxitos importantes.
Também Ana Rita, jovem cavaleira que tem praticamente baseado a sua actividade em Espanha e que continua diariamente a cortar orelhas e a sair em ombros, se apresenta esta quinta-feira no Campo Pequeno, depois de muitos anos sem ali actuar. Em boa hora a empresa da praça de toiros de Lisboa faz justiça a uma toureira de valor que raramente vimos em arenas nacionais.
E António Prates, que nesta praça triunfou há dois anos na novilhada, vem igualmente ao Campo Pequeno fazer o seu debute e confirmar a sua alternativa, que recebeu este ano em Alcochete.
Em suma e se assim se podem considerar, são três novidades na temporada lisboeta, a par do grupo de forcados amadores do Aposento da Chamusca, que também actua este ano pela primeira vez na capital na próxima quinta-feira.
Moura Caetano, Ana Rita e António Prates (nas fotos) vão repartir cartel com os consagrados António Ribeiro Telles (que toureia pela 100ª vez em Lisboa desde a sua alternativa e vai ser distinguido ao início da corrida com o Galardão Prestígio 2019 pela Administração do Campo Pequeno) e Rui Fernandes (que regressa a Lisboa depois de ter triunfado na corrida de abertura da época) e com Luis Rouxinol Júnior, um dos grandes triunfadores da temporada, que domingo passado teve em Vila Franca uma empolgante actuação, mais uma a consagrá-lo como figura, apesar de estar ainda a viver a sua segunda campanha como cavaleiro de alternativa.
Com os forcados do Aposento da Chamusca, pegarão os Amadores de Montemor, que quinta-feira encerram a comemoração do 80º aniversário da sua fundação, depois de triunfal encerrona com oito toiros no último sábado em Alcácer do Sal.
No Campo Pequeno, nesta última corrida de gala à antiga portuguesa, antecedida pelo tradicional cortejo evocativo das touradas reais e que será transmitida pela RTP, vão lidar-se seis toiros da ganadaria de António Raúl Brito Paes - outra estreia na capital.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e Fernando Clemente