domingo, 27 de outubro de 2019

Évora fechou temporada com uma grande corrida

Momento em que João Moura Jr. concedia a alternativa a João Soller Garcia
ontem em Évora


A praça de Évora fechou ontem a sua temporada com uma das mais entretidas - e diferentes - corridas da época que na próxima semana vai encerrar em definitivo com uma corrida na sexta-feira no Cartaxo e outra no sábado no Redondo.
Lidaram-se toiros de muito boa nota das ganadarias Charrua e Passanha (três de cada), tendo os ganaderos sido premiados, respectivamente, com voltas ao ruedo no terceiro e quinto toiros (Gustavo Charrua no terceiro e José Bento, maioral da divisa Passanha, no quinto).
Os seis cavaleiros triunfaram, cada qual com seu estilo. Foi brilhante a alternativa de João Soller Garcia, cavaleiro pouco visto em arenas nacionais, com a carreira nos últimos anos baseada na Califórnia e que certamente e depois do êxito de ontem passará a integrar mais cartéis entre nós; foi notável a actuação de Filipe Gonçalves, como sempre desenvolto e a chegar ao público; foi magistral, a marcar a diferença e a fechar com chave de ouro uma temporada a todos os títulos empolgante, a lide de João Moura Júnior; foi surpreendente, depois de ter estado cinco anos sem tourear, a actuação de Manuel Lupi, sem acusar pressão nenhuma, como se andasse a tourear todos os dias, exibindo-se em grande plano; foi galvanizante, do princípio ao fim, a lide de João Ribeiro Telles, pautada pela emoção e pela classe; e foi importante a actuação de Miguel Moura, com o toiro mais complicado da tarde, a demonstrar maturidade, toreria e uma vontade férrea de dar o salto e se afirmar de uma vez por todas.
Pegas rijas de dois grandes grupos de forcados, os Amadores de Évora e o Real Grupo de Moura. E direcção notável de Marco Gomes, assessorado pela médica veterinária Ana Gomes. Praça a rondar os três quartos da lotação preenchidos. Um final feliz em Évora.

Mais logo, durante o dia, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Maria João Mil-Homens.

Fotos M. Alvarenga