quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Os últimos cinco espectáculos da melhor temporada de sempre






Uma novilhada na Azambuja, um festejo inédito em Vila Franca onde os campinos são os cabeças de cartaz e três corridas de toiros em Évora, no Cartaxo e no Redondo são os últimos cinco espectáculos tauromáquicos de uma temporada triunfal e onde o público manifestou, mais que nunca, um entusiasmo enorme pela Festa de Toiros

As praças encheram, recuperaram-se praças que estava adormecidas - casos de Santarém, da Moita e de Almeirim - e a Festa voltou a ter o seu fulgor de antigamente.
Cinco espectáculos nas praças de Azambuja, Évora, Vila Franca, Cartaxo e Redondo marcam o final de uma época taurina que foi das melhores dos últimos anos e no Campo Pequeno, por exemplo, terminou com uma corrida memorável de lotação esgotada e transmitida pela RTP.
No próximo dia 26, sábado, há uma novilhada na Azambuja e uma corrida de toiros em Évora.
Na Azambuja (15h30) tem lugar uma novilhada popular com o objectivo de promover novos valores e angariar fundos para a Escola de Toureio local. Lidam-se seis novilhos das ganadarias Lampreia, Calejo Pires e Torre de Onofre (dois de cada divisa) e actuam os cavaleiros praticantes Francisco Núncio, Francisco Correia Lopes, António Mendonça (que presta provas para praticante) e Lourenço Malheiro (amador), os novilheiros praticantes Luis Santos e Sérgio Domínguez e os forcados amadores da Azambuja.
No mesmo dia 26, às 17h00, encerra a triunfal temporada de Évora (que registou duas lotações esgotadas e uma grande enchente) com uma corrida em que toma a alternativa o cavaleiro João Soller Garcia e actuam a seu lado Filipe Gonçalves, João Moura Jr., Manuel Lupi (que reaparece), João Ribeiro Telles e Miguel Moura e os forcados de Évora e Moura, lidando-se três toiros de Charrua e três de Passanha.
No domingo, 27 (16h00), na praça "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, realiza-se um espectáculo inédito em que os campinos são os cabeças de cartaz. Denominado Campinos em Festa, este festejo conta com as actuações dos populares campinos João Inácio "Janica", Nelson Soares, João Fernandes "Banana", Rui Silva, Vitor Cabaço e Henrique Pinheiro e dos forcados amadores de Vila Franca. Lidam-se novilhos de distintas ganadarias.
A 1 de Novembro (sexta-feira, feriado nacional), outrora a data oficial do encerramento da temporada, na praça do Cartaxo (15h30), o cavaleiro Parreirita Cigano encerra-se com seis toiros da ganadaria de Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, estando as pegas a cargo dos forcados amadores do Ribatejo, de Alter do Chão e do Cartaxo, que disputam o IV Troféu "Melhor Pega".
Por fim, no sábado, 2 de Novembro (17h00), no Coliseu do Redondo, tem lugar a última corrida do ano. Lidam-se toiros da ganadaria Passanha Sobral e actuam os cavaleiros João Ribeiro Telles, Miguel Moura e Luis Rouxinol Jr. e os grupos de forcados amadores do Ribatejo, de Arronches e do Redondo.
E depois, só para o ano há mais!