segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Morreu o toureiro cordobés "Palmeño"

"Palmeño" morreu este fim-de-semana com 81 anos. Estava retirado do toureio
desde o ano de 1975
Manuel Benítez "El Cordobés" com "Palmeño"
O toureiro cordobés foi ontem a enterrar em Écija
"El Cordobés" ontem nas cerimónias fúnebres com a viúva de "Palmeño" (em
baixo, nos seus primeiros anos de toureiro)


Com 81 anos, vítima de doença prolongada, morreu este fim-de-semana o matador de toiros cordobés Manuel Fuillerat Nieto "Palmeño", natural de Palma del Rio e que ontem foi a sepultar em Écija (Sevilha).
Entre muitas outras figuras do mundo taurino, uma das presenças mais significativas nas cerimónias fúnebres foi a do mítico Manuel Benítez "El Cordobés", que com "Palmeño" repartiu cartel inúmeras tardes.
Era filho do também matador de toiros Júlio Fuillerat García "Palmeño", que tomou a alternativa em Écija a 12 de Setembro de 1928 das mãos de "Algabeño" com o testemunho de "Posada".
Manuel Fuillerat "Palmeño" fez uma brilhante campanha como novilheiro nos anos de 1961 e 1962 e neste ano recebeu a alternativa na Real Maestranza de Sevilha apadrinhado por Paco Muñoz, com o testemunho de Emílio Muñoz, frente a toiros de Manuel Camacho, cortando uma orelha. Confirmou a alternativa em Madrid a 14 de Maio de 1963, sendo seu padrinho Gregório Sánchez e testemunha Juan García "Mondeño", cortando uma orelha a um toiro de Barcia.
Já como matador de toiros, toureou pela primeira vez em Córdoba a 26 de Setembro de 1963 ao lado de "Pedrés" e "El Cordobés". Toureou pela última vez nesta praça a 25 de Maio de 1966 com Paco Camino e "El Cordobés".
Foi um toureiro com excelentes qualidades e a sua honradez e entrega no ruedo obrigaram-no a passar várias vezes pelo bloco operatório, vítima de graves cornadas. Exímio na sorte de matar, recebeu inúmeros troféus nas mais importantes feiras taurinas de Espanha e das Américas distinguindo-o como autor das melhores estocadas.
Incompreensivelmente, as suas actuações foram diminuindo na década de 70 e no ano de 1975 acabou por retirar-se das arenas.
Que em paz descanse.

Fotos Ladis/deltoroalinfinito.blogspot.com e Diário de Córdoba