sábado, 29 de fevereiro de 2020

Toureio a cavalo e pegas abriram esta manhã o Dia da Tauromaquia

Muito ambiente já na praça do Campo Pequeno a deixar antever um Dia da
Tauromaquia de enorme sucesso
O Dia da Tauromaquia iniciou-se com uma muito interessante demonstração
de toureio a cavalo a cargo do antigo cavaleiro José Manuel Correia Lopes,
comentada pelo próprio
Forcado do futuro pr'a manter a tradição!
Pedro Maria Gomes, cabo do Grupo de Lisboa, comentou a demonstração
de pegas
Amadores de Lisboa mostraram ao público as incidências de um treino de
forcados
A Tenda Música onde, entre outros, vão actuar ao longo do dia José da Câmara,
Joaquín Moreno e Toy


Miguel Alvarenga - O dia acordou chuvoso, mas o sol já se juntou ao que promete vir a ser um sucesso na praça de toiros do Campo Pequeno, cujas portas abriram às 10h00 para dar início ao mais importante de todos os Dias da Tauromaquia.
O ambiente é já enorme e muito público acorreu desde manhã à chamada, sendo agora a tarefa mais decisiva esgotar a praça às 18h00 no grandioso festival taurino que ali vai ter lugar.
Uma muita lúcida e interessante demonstração de toureio a cavalo, com tourinha, pelo cavaleiro retirado José Manuel Correia Lopes, exímio equitador, abriu o dia na arena do Campo Pequeno, sendo a exibição comentada pelo próprio.
Correia Lopes, num discurso de fácil entendimento para qualquer um, passou em revista os primórdios da equitação até se chegar aos nossos dias e à arte do toureio a cavalo - de que foi um brioso intérprete, clássico, nos seus tempos de actividade.
Seguiu-se a demonstração de pegas a cargo do grupo de forcados Amadores de Lisboa, comentada pelo cabo Pedro Maria Gomes, que nos relatou ao pormenor as incidências de um treino, momentos da vida de um grupo de forcados que por norma decorrem longe dos olhares públicos.
Neste momento decorre na arena uma demonstração de toureio a pé e ao longo do dia muitas mais actividades, taurinas, musicais e culturais, preenchem esta importante jornada que, um ano mais, é organizada pela Federação ProToiro.

Fotos M. Alvarenga