segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Vamos esgotar a praça! Dia da Tauromaquia pode ser o único festejo taurino do ano no Campo Pequeno!



O Campo Pequeno está "minado", como hoje escreve João Cortesão no seu blog "Sortes de Gaiola" e o Dia da Tauromaquia assume por isso cada vez mais contornos de uma importância extrema e vital. Pode ser o único espectáculo taurino do ano na primeira praça do país...

Miguel Alvarenga - Primeiro, um concurso público de traços misteriososos, de que se desconhece o caderno de encargos, o contrato e o número e a identidade dos outros concorrentes - e que deu a preferência, desconhecendo-se igualmente os critérios, ao mais famoso empresário português do mundo musical, Álvaro Covões - ninguém tendo percebido ainda quais as suas intenções no que aos toiros diz respeito.
Depois, a providência cautelar interposta pelo ex-administrador da anterior sociedade (insolvente) gestora do Campo Pequeno, que foi a responsável pela obra monumental de remodelação do imóvel, acção essa que aparatentemente suspende a venda e deixa Covões de braços e pernas atados e sem poder actuar e tomar resoluções até que o Tribunal do Comércio analise o processo e diga de sua justiça, podendo, em última análise, vir mesmo a anular o negócio e obrigando o BCP a indemnizar o comprador.
E agora, a notícia de que o Ministério Público entrou em campo para investigar toda a gestão da administração da insolvência nos últimos seis anos, depois da eurodeputada socialista Ana Gomes ter vindo na última semana a público manifestar a sua estranheza pelo facto de ter sido vendida por 37 milhões de euros uma sociedade avaliada em 91 milhões, levantando mil suspeitas.
Tudo isto deixa, de facto, o Campo Pequeno altamente "minado", como esta manhã escreveu João Cortesão no seu blog "Sortes de Gaiola". E o pior é que todas estas perigosas "minas" estão a atrasar e a dificultar cada vez mais a realização da próxima temporada taurina na primeira praça de toiros do país, se não mesmo a inviabilizá-la.
Em 128 anos de existência da praça nunca se viveu uma situação tão alarmente como esta, em que no final de Fevereiro não existem ainda toureiros nem toiros contratados e ainda não se faz sequer uma mínima ideia de que o venham a ser...
Todo este preocupante cenário - que era previsível, mas contra o qual ninguém lutou ou assumiu atitudes para o contrariar - dá cada vez mais força ao Dia da Tauromaquia que se vai realizar a 29 deste mês (sábado) e onde é importantíssimo que todos marquemos presença esgotando a praça do Campo Pequeno.
Ainda poucos se terão apercebido, mas é necessário e urgente que se apercebam, que este pode ser o único festejo taurino do ano no Campo Pequeno.
Oxalá estejamos profundamente enganados. Mas não me parece que assim seja...

Foto Guilherme Alvarenga