quinta-feira, 23 de julho de 2020

"Finito de Triana": morreu o bandarilheiro espanhol que até tinha uma rua com o seu nome



Aos 84 anos, morreu ontem o famoso bandarilheiro espanhol "Finito de Triana". Foi um dos maiores do seu tempo

Teve honras de nome de rua (em 2015, foto de cima) na localidade sevilhana de Tomares, coisa rara no que aos toureiros de prata diz respeito.
António Martínez Díaz tinha 84 anos e no mundo da tauromaquia todos o conheceram por "Finito de Triana". Morreu ontem e a Espanha chorou-o.
Deu os primeiros passos nas arenas na parte séria do espectáculo cómico-taurino-musical "Los Califas", depois tornou-se novilheiro e em 1954 foi mesmo o triunfador da Maestranza de Sevilha, de onde sairia em ombros a 20 de Junho desse ano.
Toureou mais de trinta corridas como novilheiro, mas em 1962 trocou o ouro pela prata e até 1991, ano em que se retirou, passeou a sua arte e o seu valor pelas arenas e foi um dos maiores e mais cotados bandarilheiros de Espanha, actuando nas quadrilhas de toureiros tão famosos como António Ordoñez, Miguel Báez "Litri", José Fuentes, Beca Belmonte e José António Campuzano e, nos seus últimos tempos, nas de Manuel Caballero e de "El Cid". Poucos tiveram uma história tão intensa e com tanto para contar como ele.
Que em paz descanse.

Fotos D.R.