quinta-feira, 23 de julho de 2020

Duarte Pinto cumpriu o sonho há 11 anos



Duarte Pinto cumpre hoje 11 anos de alternativa. Na próxima quinta-feira, dia 30, volta ao Campo Pequeno, onde se consagrou triunfador maior em 2018

O valoroso cavaleiro Duarte Pinto recebeu a sua alternativa há 11 anos no Campo Pequeno (23 de Julho de 2009) na Corrida "Vip", apadrinhado por seu pai, o Maestro Emídio Pinto, com os testemunhos de Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e dos grupos de forcados de Cascais, de Monforte e Académicos de Elvas.
Nas cortesias participaram nessa histórica e recordada noite os cavaleiros Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio naquela que foi a última vez que o vimos vestido de toureiro numa arena. Lidaram-se toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura.
Hoje, na sua página da rede social Facebook, Duarte Pinto lembrou:
"Faz hoje 11 anos desde que tomei a alternativa, a 23 de Julho de 2009, numa noite que tive o privilégio de viver ao lado de figuras históricas da tauromaquia todas juntas nessa noite".
E recordou o texto que escreveu nessa noite, depois da alternativa:
"A minha alternativa foi, sem dúvida, um dia especial. É difícil explicar, traduzir ou até resumir aquela noite e todos aqueles acontecimentos que envolveram a alternativa, mas... imaginam chegar, nervoso e ansioso, ao pátio dos cavalos e desenrolar os meus cavalos ao lado dos mestres Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio, meus padrinhos testemunhos de alternativa? Imaginam o que é estar lado a lado pronto para entrar na praça mais importante de Portugal, cheio de orgulho, com estes "senhores"? Mais ainda... imaginam o que é ter, como padrinho de alternativa, o meu pai, figura ímpar de uma época e um verdadeiro amigo? Imaginam tal privilégio? E para completar, será que imaginam o que foi ter o apoio, a amizade e a sorte de ter as famílias Caetano e Bastinhas associadas a este dia tão especial? Será possível imaginar o que é juntar todos estes ingredientes na mesma corrida de touros? Eu não imaginava... mas foi real, bem real...Uma realidade que jamais esquecerei"
.
Parabéns, Duarte!

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo