sábado, 4 de julho de 2020

Iván Fandiño triunfou há oito anos no Campo Pequeno

Iván Fandiño fotografado pelo nosso querido Emílio há oito anos no
Campo Pequeno na única noite em que pisou a arena lisboeta


Iván Fandiño, o toureiro espanhol que há três anos morreu vítima de cornada em França, apresentou-se e triunfou no Campo Pequeno há oito anos na corrida da revista "Flash"

A 5 de Julho de 2012, cumprem-se amanhã oito anos, o matador de toiros Iván Fandiño fez a sua apresentação no Campo Pequeno numa recordada corrida de cartel internacional em que alcançou um triunfo memorável. Nesse ano, fora proclamado triunfador da Feira de Santo Isidro em Madrid.
Iván Fandiño, que há três anos morreu vítima de cornada em França, alternou nessa noite em Lisboa na corrida da revista "Flash" com o também matador espanhol António Ferrera, com o saudoso Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos Bastinhas e com os Forcados Amadores de Alcochete, ao tempo capitaneados por Vasco Pinto. Lidaram-se a cavalo toiros de Santa Maria e a pé de Falé Filipe.
Esse grande triunfo no Campo Pequeno levou a empresa a atribuir-lhe o Galardão Prestígio da temporada 2012 e a contratar Iván Fandiño para voltar a actuar em Lisboa no ano seguinte, a 6 de Junho de 2013, naquela que se anunciava como a Corrida dos Triunfadores e onde o matador viria receber esse honroso troféu. O toureiro espanhol formava cartel com o ainda novilheiro Manuel Dias Gomes e com os cavaleiros Luis Rouxinol e Moura Caetano e os Forcados Amadores da Tertúlia Terceirense.
Contudo, uma grave cornada sofrida em Las Ventas, Madrid, a 22 de Maio, impediu o público lisboeta de voltar a ver Fandiño e foi António Ferrera, que com ele actuara no ano anterior, quem o veio substituir ao Campo Pequeno.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo