sexta-feira, 17 de julho de 2020

Pinto da Costa e o mundo das touradas: uma relação que já vem de longe

Pinto da Costa disse que se for preciso, para ter público nas bancadas,
organizava uma corrida de toiros no Estádio das Antas. Como se
comprova com o cartaz aqui em baixo, não seria a primeira vez...


Pinto da Costa disse que se for preciso organiza uma tourada no Estádio das Antas para poder ter público nas bancadas. Não seria a primeira vez que isso aconteceria, como podem ver no cartaz de cima

O histórico dirigente do Futebol Clube do Porto, que há dois anos numa entrevista ao Porto Canal chamou "violentos e sanguinários" aos aficionados da Tauromaquia, criticou esta semana, depois de o seu clube se ter sagrado campeão nacional, o facto de o Governo ainda não permitir a assistência de público nos jogos de futebol e disse que "se o Bruno Nogueira não estiver disponível, fazemos uma tourada e já que as pessoas estão dentro, talvez possam assistir ao futebol", numa clara alusão ao espectáculo que se realizou no Campo Pequeno com o humorista e a que assistiram o Presidente da República e o primeiro-ministro.
Não seria a primeira vez que isso aconteceria. Em 21 de Julho de 1974, teve lugar no Estádio das Antes (cartaz de cima) uma corrida de toiros a favor da construção da nova sede do Futebol Clube do Porto em que actuaram os cavaleiros Afonso Cortes e José João Zoio, os matadores Mário Coelho e José Manuel Pinto e os Forcados do Ribatejo, capitaneados por Rui Souto Barreiros.
Dez anos antes (cartaz ao lado), no dia 14 de Novembro de 1964, realizou-se no Pavilhão dos Desportos do Porto uma outra corrida em que actuaram os cavaleiros João Núncio, Manuel Conde, David Ribeiro Telles e José Mestre Batista e os Forcados de Lisboa de Nuno Salvação Barreto. A cidade do Porto chegou mesmo a ter uma praça de toiros em tempos idos.
E a relação da Família Pinto de Costa com a Tauromaquia vem de longe. O pai do actual presidente do FCP era íntimo amigo do matador de toiros Manuel dos Santos, que sempre se vestia em sua casa quando toureava nas praças nortenhas.
E Maurício do Vale, conceituado crítico tauromáquico e que conviveu de perto com Jorge Nuno Pinto da Costa nos tempos em que exerceu o cargo de Relações Públicas do Sporting, recordou ao "Farpas" que numa das salas de reuniões do Estádio das Antas está ainda hoje um quadro de um campino pintado por Simão da Veiga.

Fotos porto.pt e D.R.