Já está limpa, desde as primeiras horas da manhã, a fachada da praça de toiros do Campo Pequeno, que, como noticiámos, foi esta madrugada vandalizada e pintada com tinta vermelha por um grupo de anti-taurinos.
Em redor da praça está desde esta manhã um forte dispositivo policial composto por duas viaturas da PSP e vários agentes que se encontram de prevenção para evitar outras possíveis acções dos anti-taurinos.
Como referimos, tinha sido solicitada autorização, não permitida, para uma manifestação a partir das 6h00 da manhã, hora a que pensavam chegar ao Campo Pequeno os toiros para a nocturna de hoje.
Funcionários das empresas Plateia Colossal e Ovação e Palmas, alertados para essa possível concentração, chegaram à praça próximo das 6h30, hora a que a fachada já tinha sido vandalizada. Nas imediações da praça, estavam dois presumíveis anti-taurinos, que podem ter sido os autores desse acto de vandalismo e ainda uma jovem a filmar o resultado da "obra" com o telemóvel.
Um desses indivíduos chegou a ser abordado por um funcionário da Ovação e Palmas, enquanto o outro fugiu. Questionada sobre se "achava bonito o que tinham feito" a um monumento nacional (crime punido por lei), a jovem que estava a filmar respondeu que "sim", alegando "os crimes" que se cometem dentro da praça...
A administração do Campo Pequeno já apresentou queixa e a PSP já solicitou as cassetes das câmaras de video de vigilância, para poder identificar os autores.
Fotos M. Alvarenga
![]() |
Dispositivo policial em redor da praça do Campo Pequeno, depois dos actos de vandalismo desta madrugada |
![]() |
Depois de ter sido vandalizada e pintada esta madrugada, a fechada do Campo Pequeno já está limpa. O trabalho foi efectuado por funcionários da empresa |