quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O cartaz oficial: três grandes corridas e duas novilhadas na Feira de Outubro em Vila Franca

O empresário Ricardo Levesinho tem completamente rematada a Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, havendo a louvar o facto de, num ano tão atípico como este, arriscar apresentar três grandes corridas de toiros e duas novilhadas populares.

No domingo, dia 4 (17h00) será uma corrida mista com a apresentação na "Palha Blanco" do matador espanhol Sebastián Castella como único espada. A cavalo, António Ribeiro Telles e seu filho, o praticante António R. Telles, que faz o seu debute de casaca na praça de Vila Franca. Pegam os Amadores de Vila Franca e lidam-se a cavalo toiros de Vale Sorraia e a pé de Calejo Pires. Castella lidará três toiros, António Telles dois e o jovem António um.

Na segunda-feira, 5, feriado nacional, também às 17h00, lidam-se pela primeira vez em Portugal seis toiros da afamada ganadaria espanhola de Prieto de la Cal. Actuam os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Jr. e pegam os grupos de forcados Amadores do Ribatejo, da Chamusca e de Beja.

Na terça-feira, 6, a tradicional nocturna de exaltação ao Forcado, pegam em solitário, como manda a tradição, os valentes Amadores de Vila Franca e actuam os cavaleiros Luis Rouxinol, Francisco Palha e António Prates. Lidam-se seis toiros da centenária ganadaria Palha.

No sábado, dia 3 e no feriado, dia 5, têm lugar, ambas às 10h30, duas novilhadas populares das Escolas de Toureio.

Foto M. Alvarenga