segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Dúvidas, boatos, intrigas & esclarecimentos - mais uma "novela"...



O empresário tauromáquico João Duarte tem propagado aos quatro ventos - e hoje mesmo fez chegar as suas "notícias" ao "Farpas" - que Luis Miguel Pombeiro não foi reconduzido como gestor do Campo Pequeno e que ele próprio - e desta vez, não a sua Mulher - apresentou uma proposta que ainda está em estudo pelos empresários da primeira praça do país. A terceiros tem até assegurada que será ele em 2021 o novo gestor taurino da primeira praça do país. Hoje mesmo, tentou desmentir também ao "Farpas"que a Ovação e Palmas de Pombeiro também não era, como aqui referimos esta manhã, a gestora da praça de toiros do Cartaxo. Mais uma trapalhada. Ou duas. Que aqui ficam devidamente esclarecidas. O "Farpas" orgulha-se de honrar a deontologia profissional do Jornalismo. Não damos notícias falsas. Estamos entendidos?

Miguel Alvarenga - Embora perigosa e a pedir rápido esclarecimento, para que se não propaguem notícias falsas - e graves -, não me envolveria nesta “novela” - mais uma… - não fosse o caso de o seu autor me ter vindo bater à porta… e ainda por cima ter posto em causa a minha idoneidade como jornalista profissional.

Passo a explicar.


Depois de esta manhã aqui ter publicado uma notícia dando conta de que a empresa Ovação e Palmas, do meu amigo Luis Miguel Pombeiro, permanecerá - contra o que asseguravam alguns boatos… - à frente da gestão da praça de toiros do Cartaxo, telefonou-me o meu também amigo João Duarte. E disse:


“Não podes publicar notícias sem as confirmar primeiro. Descredibilizas-te e descredibilizas o ‘Farpas’. Não és jornalista profissional? Então tens que confirmar as notícias que dás. Já várias pessoas me telefonaram. Não é verdade que o Pombeiro continue na praça do Cartaxo. Como não é verdade que continue no Campo Pequeno. Estão lá três propostas e uma é minha, associado a um importante grupo de pessoas com muito dinheiro. Nem é da minha Mulher. É minha. Fala para o Covões, fala para o João Gonçalves e certifica-te, não dês notícias sem confirmar. E o Cartaxo também não é verdade. A praça não é do Pombeiro. Tenho testemunhas disso”.


Muito bem. Vamos então por partes.


Sou, de facto, jornalista profissional. Há mais de 40 anos. E o João Duarte sabe-o bem, somos amigos há séculos. E, salvo um ou outro erro - errar é humano e cá estive sempre, ao longo dos anos, a rectificar os (poucos) erros que dei e a repor a verdade -, as notícias do “Farpas” são verdadeiras. Para que conste.


Já sabia, mas para fazer a vontade ao João Duarte e não deixar dúvidas a ninguém, contactei esta tarde o Dr. Délio Pereira, presidente da Junta de União das Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, entidade a quem a Câmara Municipal do Cartaxo entregou a gestão da praça de toiros do Cartaxo, que me esclareceu:


“A praça de toiros do Cartaxo está entregue à empresa Ovação e Palmas, do Dr. Luis Miguel Pombeiro. Na semana passada, e a seu pedido, almocei com o Senhor João Duarte e com o Senhor Presidente da Câmara do Cartaxo. O Sr. João Duarte apresentou-nos uma proposta para gerir a praça do Cartaxo, alegando ter tido conhecimento de que o Dr. Pombeiro não estaria interessado em continuar. Contactei o Dr. Pombeiro, que desmentiu de imediato essa hipotética intenção de desistir. Pedi-lhe que oficializasse a situação por e-mail e ele fê-lo. Cedeu a data de 1 de Novembro aos Forcados do Ribatejo, sob nosso consentimento. Não organizará essa corrida, mas continuará a organizar as corridas em 2021. Por isso, que se desfaçam quaisquer dúvidas: a praça de toiros do Cartaxo continua entregue à empresa Ovação e Palmas”.


Esclarecidos?


De seguida, contactei quem de direito me poderia esclarecer a situação do Campo Pequeno. Onde João Duarte me garante ter entregue uma proposta e me garante também não estar certa a recondução da Ovação e Palmas de Luis Miguel Pombeiro. E obtive este esclarecimento:


“Não vamos sequer fazer comentários. Não sabemos quem é esse Senhor João Duarte. Não o conhecemos. O ‘Farpas’ tem uma boa relação com o Dr. Luis Miguel Pombeiro, por isso aconselho-o a que lhe pergunte a ele. O Dr. Pombeiro é um homem sério e o próprio ‘Farpas’ já publicou notícias e referências aos seus projectos para 2021 no Campo Pequeno. Por isso, é uma questão que está esclarecida e não merece sequer mais comentários”.


Ponto final, parágrafo. Quase. Só mais isto:


Depois de todos estes contactos, contactei o empresário João Duarte. E dei-lhe conhecimento dos esclarecimentos que obtive quer por parte do responsável pela praça do Cartaxo, quer por parte dos gestores do Campo Pequeno. Que me disse mais:


"Não armes confusões, nem vás escrever nada...".


Não? Eu é que armei confusões?...


"Está uma proposta minha no Campo Pequeno, enviei-a ao Álvaro Covões. E estão lá mais propostas", insistiu.


Mas até podem estar mil propostas no Campo Pequeno na secretária do Senhor Covões. Quem de direito já esclareceu que nem sequer comenta isso, ou seja, que se confirma, como aqui escrevemos há três semanas, a recondução da Ovação e Palmas de Pombeiro. Ainda existem dúvidas?


Sobre o tema do Cartaxo, diz João Duarte que "quem me convocou para esse almoço e quem me pediu para eu enviar uma proposta foi o próprio presidente da Câmara, Pedro Ribeiro. E levou consigo o vereador do Urbanismo e o Dr. Délio Pereira. Não fui eu que pedi para almoçar com eles... E ainda hoje o presidente da Câmara me enviou uma sms , depois da notícia do 'Farpas', em que diz: 'Não tenho qualquer informação sobre isso. Nem do presidente da Junta, nem do Dr. Pombeiro'".


Posto isto, contactei o empresário Luis Miguel Pombeiro, a quem dei conta da “novela” que se desencadeou esta tarde:


“Pelos vistos, está tudo esclarecido e estão desfeitos os boatos. Nem sequer vou comentar essas insinuações do João Duarte, nem vou perder tempo a comentar a sua maneira de estar na vida e na Festa.  Todos o conhecemos. Já chega de confusões”.


Ponto final, mesmo.


Fotos D.R.