sábado, 24 de outubro de 2020

Novilhada popular: futuras estrelas das arenas amanhã na Moita

A emblemática praça de toiros "Daniel do Nascimento", na Moita, encerra amanhã, domingo, as comemorações do seu 70º aniversário, depois de em Setembro ter sido palco da sua tradicional - e triunfal - Feira Taurina.

Sob a gestão do dinâmico empresário Ricardo Levesinho - muito justamente reconduzido pela Sociedade Moitense de Tauromaquia nessa missão - a praça de toiros da Moita é amanhã palco de uma novilhada popular de oportunidade aos novos valores que, a par do festival que também amanhã se efectua na Azambuja, encerra a temporada da pandemia em Portugal.

Esta novilhada, que esteve programada para a Feira de Setembro e não se realizou por chuva, tem cartel formado pelos cavaleiros Diogo Oliveira (que presta provas para praticante) e João Dias (amador) e pelos novilheiros praticantes Paula Santos (da Escola de Toureio da Moita), Yeray Gomez (Escola de Toureio de Badajoz), Filipe Martinho (Escola de Toureio da Moita) e Duarte Silva (Escola de Toureio de Vila Franca), actuando ainda, na lide a duo de um eral, os bezerristas Carlos Apolinário e João Mateus. As pegas estão a cargo dos forcados Amadores do Aposento da Moita, capitaneados por Leonardo Mathias, que nesta temporada celebraram o 45º aniversário da sua fundação.

Lidam-se sete novilhos das ganadarias Palha, Branco Núncio, Engº Jorge de Carvalho, Canas VigourouxFalé Filipe, Mata-o-Demo e Calejo Pires.

A receita deste festejo reverte a favor da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, uma das mais importantes do país, da qual sairam já várias estrelas do toureio a pé - entre as quais os matadores Luis Vital "Procuna", Sérgio dos Santos "Parrita" (hoje bandarilheiro) e Joaquim Ribeiro "Cuqui", bem como os bandarilheiros e ex-novilheiros Nuno Manuel "Velásquez" e João Prates "Belmonte", entre outros.