sexta-feira, 12 de março de 2021

Governo aponta dia 19 de Abril para reabrir as salas de espectáculos - onde se incluem as praças de toiros


A partir da próxima segunda-feira já podemos ir ao barbeiro pôr o "pintiado" em dia e também já se podem deixar finalmente as crianças nas creches. 19 de Abril é a data apontada pelo Governo no plano de desconfinamento ontem anunciado pelo primeiro-ministro António Costa para a reabertura das salas de espectáculos - em que se incluem as praças de toiros - bem como dos cinemas, teatros e auditórios.

António Costa não fez qualquer referência aos espectáculos culturais (concertos, corridas de toiros e outros), mas apontou a data de 19 de Abril como a da reabertura das salas de espectáculos com lotações ainda limitadas, podendo portanto depreender-se que essa será a meta para o reinício da actividade tauromáquica.

De qualquer forma e como o primeiro-ministro ontem sublinhou, o desconfinamento vai ser feito gradualmente e a "conta-gotas", tudo dependendo da evolução que se for verificando do surto da pandemia por concelhos, o que pode - e deve - deixar a última palavra às autarquias.

Começa agora, sim, a ver-se a luz ao fundo do túnel. Os números de mortes e de contágios estão a baixar significativamente, haverá ainda um cuidado extremo no período da Páscoa, com a proibição de circular entre concelhos e outras restrições durante toda a Semana Santa (de 26 de Março a 5 de Abril), as esplanadas só vão abrir no dia 5 de Abril e com a restrição de quatro pessoas por mesa e os restaurantes abrirão duas semanas depois. A "quase normalidade" voltará só no final do Verão quando 70% da população já estiver vacinada.

25 de Abril é a data apontada para a realização da primeira corrida de toiros de 2021, que o empresário Luis Miguel Pombeiro projecta levar a efeito na praça de Estremoz e que servirá, como "evento bolha", de teste para a forma como irão decorrer as corridas nesta temporada, podendo já levar por diante o projecto da realização de testes rápidos aos espectadores antes da corrida.

Fotos D.R.