segunda-feira, 19 de abril de 2021

Rodrigo Alves Taxa (Chega): "Urge agir! Unamo-nos pela Festa!"

Também Rodrigo Alvez Taxa, assessor jurídico do partido Chega, se insurge hoje, num artigo de opinião dado à estampa no site "Tauronews", contra a "discriminação" governamental face ao sector tauromáquico, por não ter autorizado hoje a reabertura das praças de toiros.

"Continua firme a campanha que o Executivo vem fazendo contra o sector taurino, desta feita pela proibição de realização de espectáculos tauromáquicos, realidade que contrasta com a permissão, apresentada com os devidos cuidados sanitários, para que espectáculos de natureza cultural diversa possam começar a acontecer. Começa a ser realmente incomodativo, para não dizer verdadeiramente inadmissível, que o Ministério da Cultura se mantenha fiel a uma linha comportamental que insiste em desrespeitar e discriminar todo o sector taurino, todos os seus milhares de profissionais e todo o seu público em geral", escreve Rodrigo Alves Taxa. E acrescenta:


"Desde a originária discriminação em torno do IVA taurino, passando pela alteração de critérios no que respeita à idade legal para se assistir às corridas de toiros ou mesmo na verdadeira confusão em que assentam os supostos apoios económicos ao sector e seus agentes, está o cabo dos trabalhos montado com um Governo, um primeiro-ministro e uma ministra da Cultura que, dia após dia, demonstram ser inimigos da tauromaquia em Portugal".


E questiona:


"Sendo a festa dos toiros uma festa de bravos até quando vamos continuar “mansos”, sem nada fazer, continuando a permitir que dia após dia, medida após medida e atitude após atitude sejamos lesados nos nossos direitos, liberdades e garantias?".


"Urge agir. Com o respeito e educação que a todos os taurinos é inerente, mas com a frontalidade de não andarmos aqui com pseudo fretes intelectuais, parecendo alguns esperar ganhar alguma coisa com isso, mas teimando em não perceber que não só nada ganharão pessoalmente como prejudicarão todo o sector em causa. Andamos todos a privilegiar o chamado 'abraço do urso'. Não pode ser! Unamo-nos pela Festa!", propõe o político.


Foto D.R.