domingo, 16 de maio de 2021

Apurados para a final: João D'Alva e Lourenço Malheiro triunfam na primeira novilhada da Azambuja

O novilheiro praticante João D'Alva e o cavaleiro amador Lourenço Malheiro foram os dois toureiros apurados esta tarde na primeira eliminatória do ciclo de novilhadas na Azambuja, passando desde já a figurar no cartel da grande final - que se realizará no próximo dia 29.

O júri que elegeu os triunfadores era composto pelos críticos taurinos Vasco Lucas, António Lúcio e Carlos Pimentel, o histórico novilheiro da Azambuja.

João D'Alva esteve toureiro diante de um novilho extraordinário de Paulo Caetano (com chamada do ganadeiro à praça, que esteve representado pelo novilheiro João Diogo Fera) e Lourenço Malheiro lidou com decisão um bom novilho da ganadaria Fontembro, surpreendendo pela positiva.

Actuaram ainda o cavaleiro praticante António Mendonça, que alternou altos e baixos na lide de um bravo e encastado novilho do Engº Jorge de Carvalho, o sobrero, já que o de Ribeiro Telles que lhe tocava a abrir o festejo se lesionou; o o novilheiro Filipe Martinho, que deu a cara e lidou com mérito um novilho sem qualidade e complicado da ganadaria Voltalegre.

Os Amadores da Azambuja executaram as duas pegas da tarde por intermédio de David Gomes (à segunda) e Fábio Tomás (à primeira).

A novilhada foi bem dirigida por Manuel Gama, assessorado pelo médico veterinário José Manuel Lourenço.

A segunda eliminatória realiza-se no próximo sábado, dia 22, com os cavaleiros Diogo Oliveira (que faz prova para praticante) e Mariana Avó (amadora) e os novilheiros praticantes Sérgio Nunes e Duarte Silva, e de novo os forcados Amadores de Azambuja.

Ainda hoje, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos do festejo desta tarde na Azambuja.

Fotos M. Alvarenga

Lourenço Malheiro

João D'Alva