Os toiros das ganadarias de Irmãos Moura Caetano (foto) e Paulo Caetano venceram ontem, respectivamente, os prémios de bravura e apresentação no concurso de ganadarias que marcou a reabertura da praça de Portalegre e que registou uma agradável moldura humana nas bancadas, em especial nos sectores de sombra - informa Hugo Teixeira.
Como aqui referimos em tempo oportuno, ontem, o público aficionado respondeu positivamente à chamada do empresário José Gonçalves, novo adjudicatário da praça "José Elias Martins" - que anuncia agora uma segunda corrida para o mês de Setembro, por ocasião da tradicional Feira das Cebolas.
De excelente comportamento, o toiro de Paulo Caetano, vencedor do prémio de apresentação, foi superiormente lidado a abrir a corrida pelo Maestro João Moura, enquanto que o toiro de Irmãos Moura Caetano, com 670 quilos (!), proporcionou um importante triunfo a Miguel Moura, vencendo o prémio de bravura.
Lidaram-se ainda exemplares de Romão Tenório, Pontes Dias, Cary e Monte Cadema e actuaram também, na generalidade bem, os cavaleiros Marco José, António Brito Paes, Manuel Telles Bastos e João Salgueiro da Costa, tendo estes dois últimos protagonizado duas lides de muito mérito.
Bem nas pegas estiveram os forcados de Portalegre, de Arronches e de Monforte. Pelos anfitriões foram caras José Lopo à primeira e Ricardo Almeida à segunda. Pelo grupo de Arronches pegaram João Rosa à segunda e Luis Marques ao primeiro intento. Por Monforte pegam Gonçalo Parreira à primeira e Dinis Pacheco à segunda, na sua primeira intervenção, a dobrar Nuno Toureiro (futuro cabo do grupo), que se lesionou na sua primeira tentativa, recolhendo à enfermaria.
A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes, assessorado pelo médico veterinário José Guerra, tendo-se guardado no início um minuto de silêncio em memória do ganadeiro Manuel Agostinho Pontes Dias, recentemente falecido.
Foto D.R./GFA de Arronches/Facebook