domingo, 9 de maio de 2021

Veiga Teixeira e Vinhas vencem concurso de ganadarias em Salvaterra

Prémio de bravura para o toiro de Veiga Teixeira e de apresentação para o de Vinhas no concurso de ganadarias (corrida dos Agricultores de Tomate do Ribatejo) que terminou há momentos na centenária praça de Salvaterra de Magos, promovida por Rafael Vilhais, com a lotação permitida esgotada e durante a qual os aficionados voltaram a dar uma prova de grande civismo, cumprindo a rigor todas as imposições ditadas pelas novas regras.

Lides primorosas, e com a marca da casa, de António Ribeiro Telles ao toiro mandão de Fernandes de Castro e depois ao nobre e cumpridor exemplar de Canas Vigouroux, que recebeu com a decisão na porta dos sustos, levando-o embebido na garupa do cavalo, prosseguindo depois em ritmo triunfal. Extraordinário início de temporada para o Maestro, depois do triunfo na sexta em Vila Franca.

Tarde de triunfo também para Ana Batista, que lidou precisamente os dois toiros vencedores do concurso. Bem nos compridos e nos curtos no de Veiga Teixeira, e uma grande actuação frente ao nobre exemplar de Vinhas.

Francisco Palha pisou a linha de risco com o toiro de Murteira Grave, esteve bem nos compridos, intermitente nos curtos, mas terminou com dois bons ferros. No último, de António Silva, sem grandes problemas, arrancou com uma valente e muito ousada sorte de gaiola, falhou o primeiro comprido, mas depois encastou-se e esteve "à Palha", muito bem.

Tarde grande para os forcados de Santarém e Coruche. Pelos primeiros, pegaram Francisco Graciosa, António Pombeiro Taurino (que brindou ao ganadeiro João Ramalho, antigo forcado do grupo) e Salvador Ribeiro de Almeida. Pelos coruchenses, foram caras Miguel Raposo, Tiago GonçalvesAntónio Tomás. Seis grandes pegas, com a particularidade de terem sido todas executadas à primeira tentativa.

Boa e competente a direcção de Marco Cardoso, que esteve esta tarde assessorado pelo médico veterinário José Luis Cruz.

Fotos Catarina Bexiga/Falar de Toiros/Facebook