domingo, 22 de agosto de 2021

As últimas: António Telles em franca recuperação, devendo na próxima semana abandonar os Cuidados Intensivos

António Ribeiro Telles já não estava há dois em estado de coma induzido. Não foi só hoje, como se noticiou, que a equipa médica o "acordou". Ainda se encontra sob o efeito de sedativos, para evitar emoções que podem originar convulsões (como aconteceu nas duas vezes anteriores em que o tinham tentado acordar), o que significa que não está propriamente acordado. Ainda não falou, abre os olhos, reconheceu anteontem sua Mulher, Catarina e já viu o filho António, que era a sua maior preocupação. 

"O António foi adormecido na enfermaria da praça, há oito dias, preocupado e a perguntar pelo António, porque ele ia tourear a seguir", conta-nos Catarina. "Por isso, esta semana o António esteve lá, ele viu-o e percebemos que ficou mais tranquilo", acrescenta.

"Tenho lá ido todos os dias (ao Hospital de Évora), hoje ele estava a dormir, não abriu os olhos, mas ouviu-me e reagiu", conta Catarina, que nos diz que "a evolução é muito positiva, os médicos têm sido incansáveis, mas ainda está nos Cuidados Intensivos e agora continua a ser um dia de cada vez", acrescenta, agora já mais tranquila com a recuperação favorável do marido: "É um milagre o António estar vivo e agora termos a certeza de que vai recuperar na totalidade, só quero é que venha para casa!".

Sobre a ausência de notícias, que levaram muitos a pensar que a Família não as queria dar, Catarina é peremptória: "Não queria estar a adiantar coisas de que nem eu própria tinha a certeza. Compreendo a necessidade de notícias, o António é o António e nem imaginam os milhares de telefonemas que recebo... Respeito o vosso trabalho jornalístico, mas precisamos de ter calma, esperar que ele fique mesmo bem e por agora não há mais nada a dizer. Graças a Deus está a recuperar muito bem, mas a recuperação vai ser lenta".

Os médicos acreditam que em meados da próxima semana poderá abandonar os Cuidados Intensivos (onde permanece apenas por precaução) e passar para um quarto, mas deverá ainda continuar algum tempo hospitalizado.

Sobre o regresso às arenas - por que todos esperamos! - Catarina não quer arriscar prognósticos: "O que todos queremos é que o António volte para casa. Quanto ao voltar a tourear, vai ser ele a dizê-lo quando se sentir bem e capaz de o fazer".

Quanto a António (filho), vai cumprir todos os compromissos que tem agendados, o próximo dos quais no sábado 28 em Salvaterra de Magos, na corrida de homenagem a Ana Batista.

Foto Frederico Henriques