Começa a ganhar os seus contornos a sempre esperada Feira de Outubro em Vila Franca de Xira, este ano comemorativa dos 120 anos da castiça e emblemática praça "Palha Blanco".
O empresário Ricardo Levesinho - que realizou este ano duas grandes corridas em Maio e se viu depois obrigado a suspender as do Colete Encarnado devido ao aumento do surto pandémico em Julho - tem praticamente rematados os grandes cartéis que vão este ano assinalar o ciclo - que se inicia na quinta-feira 30 de Setembro com a corrida (à portuguesa) comemorativa do aniversário da praça, que deverá ter o Maestro António Telles como cabeça de cartaz.
Para o fim-de-semana de 2 e 3 de Outubro, Levesinho programa duas corridas a pé: no sábado, a tarde de homenagem à memória do Maestro José Júlio com os matadores António João Ferreira, Nuno Casquinha (ambos antigos alunos do saudoso matador na Escola "José Falcão") e Joaquim Ribeiro "Cuqui"; e no domingo, a já anunciada "encerrona" de "Juanito" com seis toiros de distintas ganadarias e diversos encastes.
Por fim, na terça-feira 5 de Outubro, feriado nacional, será a tradicional corrida nocturna de exaltação do Forcado Vilafranquense, para o qual o empresário projecta um mano-a-mano entre os cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha, actuando em solitário os Amadores de Vila Franca, capitaneados por Vasco Pereira. Lidam-se toiros de distintas ganadarias em concurso.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo, Plaza 1 e M. Alvarenga
"Encerrona" de "Juanito" na "Palha Blanco" em Outubro |
Mano-a-mano João Telles/Francisco Palha na nocturna de terça-feira 5 de Outubro em Vila Franca |