quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

"Padre toureiro" abandona a Igreja

Paolo Lagatta, pároco na Nazaré e em Alcobaça, conhecido pelo "padre toureiro", decidiu abandonar o sacerdócio, prestes a completar sete anos após a sua ordenação e pediu ao Patriarcado de Lisboa a suspensão definitiva das suas funções na Igreja, invocando razões relacionadas com "a falta de vocação", anunciou hoje o jornal "Correio da Manhã".

O sacerdote italiano, de 37 anos, pároco de Famalicão e Pederneira, na Nazaré, e de Bárrio, em Alcobaça, é o padre que em 2019 deixou os anti-taurinos em alvoroço ao enfrentar uma bezerra na arena da praça de toiros da Nazaré, durante uma aula prática de toureio realizada no final de uma novilhada de juventude - momentos que a repórter Maria João Mil-Homens na altura registou e nós aqui publicámos.

"Foi num ambiente privado, numa festa particular e já depois de o público ter saído da praça, que o padre Paolo agarrou num capote e deu três ou quatro passes à bezerra. Não se tratou de um espectáculo público e não há nada a censurar ao que aconteceu numa festa privada", disse na altura Rui Bento, gestor da praça de toiros da Nazarédesdramatizando o efeito que a experiência taurina do sacerdote italiano causou entre os anti-taurinos.


Paolo Lagatto comunicou aos fiéis no final de Janeiro a sua decisão e está agora em Itália a viver com os pais.


Fotos Maria Mil-Homens/Arquivo


O "padre toureiro" em 2019 na arena da Nazaré, enfrentando
uma bezerra. E, em baixo, com Nuno Batalha, presidente da
Confraria de Nossa Senhora da Nazaré