domingo, 15 de maio de 2022

Grande tarde de toiros no Montijo!

Mesmo sem Pablo Hermoso de Mendoza, a corrida de ontem à tarde na Monumental do Montijo foi uma grande tarde de toiros, outra daquelas que fazem aficionados, e marcou pela positiva a estreia na gestão da praça da empresa Tertúlia Óbvia, registando uma excelente entrada de público de mais de meia casa - com a sombra cheia e menos gente nos sectores de sol.

Para o sucesso do espectáculo contribuiu o excelente curro de toiros da ganadaria Passanha, de que só destoou o quinto, mais reservado e mansote, o mais pesado da tarde (590 quilos). Os outros cinco foram toiros sérios, exigentes, dos que complicam a vida aos toureiros e aos forcados, com transmissão e a dar emoção. O último foi a cereja no topo do bolo. Mesmo assim, o director de corrida João Cantinho esqueceu-se de honrar o ganadeiro Diogo Passanha com uma merecida ida à praça...

Triunfo de cátedra do Maestro Luis Rouxinol nos dois toiros, com um ferro de pasmar, o penúltimo, na segunda actuação. Lide soberba de Marcos Bastinhas no segundo toiro da tarde, a dar todas as vantagens ao oponente, a lidar magistralmente e a cravar em terrenos de alto compromisso. No quinto toiro, o pior dos seis, fez das tripas coração e logrou sair por cima. E Francisco Palha, que em boa hora foi o eleito pela empresa para substituir o lesionado Pablo Hermoso, voltou a "rebentar com o quatro" com duas lides monumentais. Foi mais uma corrida daquelas que fazem aficionados.

Duas grandes pegas à primeira dos Académicos de Coimbra (a terceira da corrida, por Francisco Gonçalves, foi a grande pega da tarde, sendo a segunda consumada por João Tavares, também outra grande pega), que se destacaram nesta tarde.

Os Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo pegaram o primeiro toiro (Armando Costa à terceira) e o quarto (Tiago Feitor à primeira) e os do Aposento do Barrete Verde de Alcochete tiveram na linha da frente João Coimbra (à primeira) e o valente cabo Marcelo Lóia num pegão à terceira tentativa.

Maos logo, durante o dia de domingo, não perca a grande reportagem de Miguel Alvarenga: a análise detalhada da corrida, as sequências das seis pegas, os melhores momentos dos três cavaleiros e as fotos dos Famosos que ontem estiveram nas bancadas da Monumental do Montijo.

Fotos M. Alvarenga

Duas actuações de cátedra do Maestro Rouxinol
Bastinhas magistral no segundo toiro da tarde
Francisco Palha voltou a empolgar. Na foto, dando a volta 
com Francisco Gonçalves (Acad. Coimbra), autor da grande
pega da corrida