segunda-feira, 2 de maio de 2022

Para a História: público em delírio no Cartaxo com a apoteótica reaparição do génio João Salgueiro

Fique agora com os Momentos de Glória do génio João Salgueiro na sua reaparição ontem na praça do Cartaxo (cheia), marcada por um triunfo apoteótico no primeiro toiro da tarde e depois por uma memorável lide a duo com seu filho João Salgueiro da Costa no quinto toiro - de que mostraremos todas as fotos a seguir.

Mal entrou na arena, o director de corrida Manuel Gama teve o bonito gesto de mandar a banda tocar o pasodoble "João Salgueiro", com que o toureiro foi recebido em momento de muita emoção. E dois ferros depois, a banda já estava outra vez a tocar! No final, João deu uma muito aplaudida volta à arena e mais outra, a pedido de público, em ambiente de verdadeira e total apoteose, com o público de pé a saudar o regresso às arenas de um toureiro de outra galáxia!

João Salgueiro recebeu o toiro, de nota alta, da ganadaria Passanha, dobrando-se com ele no centro da arena, dando-lhe autênticos capotazos com o cavalo, para depois abrir o livro e a todos galvanizar com uma actuação deslumbrante, ferros de muita emoção, brega e recortes de maravilha - à antiga, a parecer que anda a tourear todos os dias.

Salgueiro ainda aí está para deitar cartas e competir com os maiores da actualidade, como noutros tempos.

Um triunfo inesquecível, a abrir o apetite para as suas próximas actuações em Coruche, em Lisboa e na Ilha Terceira - quatro corridas aguardadas com a maior expectativa e a que se pode ainda juntar uma quinta, em Setembro, na Feira de Elvas.

João Salgueiro, ainda e sempre, em grande! Quem é Rei jamais perde a Majestade!

Já a seguir, daremos à estampa os melhores momentos das lides dos três cavaleiros que ontem alternaram com Salgueiro no Cartaxo, Rui Fernandes, João Salgueiro da Costa e o praticante Duarte Fernandes; e depois, publicaremos todas as fotos das deslumbrantes lides a duo com que as duas dinastias fecharam a grande corrida do Cartaxo com chave de ouro... dos melhores quilates!

Fotos M. Alvarenga