quarta-feira, 22 de junho de 2022

"Juanito": os próximos desafios

Depois de uma presença menos feliz do que todos desejavam na madrilena Feira de Santo Isidro, a nova estrela do nosso toureio a pé João Silva "Juanito" tem agora pela frente cinco importantes compromissos para poder demonstrar que continua a valer muito e que o facto de ter morrido uma andorinha não acabou com a Primavera!

Já depois de amanhã, na sexta-feira 24, "Juanito" vai actuar na terceira e última corrida das Sanjoaninas na Ilha Terceira, um festejo misto em que reparte cartel com o matador espanhol José Garrido e o cavaleiro João Moura Jr. e os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, com toiros da ganadaria Rego Botelho.

No fim-de-semana seguinte, estará no domingo 3 de Julho em Vila Franca, depois de ali ter protagonizado memorável encerrona em Outubro do ano passado, para enfrentar toiros de Murteira Grave ao lado do matador espanhol António Ferrera na tradicional corrida mista das festas do Colete Encarnado. A cavalo, actua a parelha do momento, João Telles e Francisco Palha, com toiros de Canas Vigouroux. Pegam os Amadores de Vila Franca e a corrida é de oito toiros, à antiga.

Uma semana depois, no sábado 9 de Julho, toureia em Cabeza la Vaca, na província de Badajoz, ao lado de António Ferrera e David Fandilla "El Fandi" frente a toiros de Hermanos Domínguez Camacho.

A 7 de Agosto, "Juanito" actua como único matador na praça nortenha de Nave de Haver, por ocasião da Festa das Peñas, ao lado o rejoneador espanhol Andrés Romero e do cavaleiro João Salgueiro da Costa. Pegam os dois grupos de forcados de Coimbra, Amadores e Académicos. E lidam-se a cavalo quatro toiros de João Ramalho e a pé dois de Falé Filipe.

Ainda no mês de Agosto e como ontem foi anunciado pela empresa Mar Toros, "Juanito" toureia no dia 15 na corrida comemorativa do 75º aniversário da praça de Herrera del Duque, na província de Badajoz, num cartel monstro ao lado de Morante de la Puebla e Tomás Rufo (o triunfador de Sevilha e Madrid) com toiros de José Manuel Criado.

Outras datas e outras praças o esperam até final da temporada, entre as quais as Feiras de Setembro na Moita e de Outubro em Vila Franca.

Foto M. Alvarenga