quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Perdemos mais um dos "antigos": morreu Domingos da Costa Xavier

Miguel Alvarenga - Guardo do Dr. Domingos da Costa Xavier as recordações de um homem inteligente, controverso, apaixonado pela Festa Brava como poucos, conhecedor como alguns só, com um apurado sentido de humor e um trato afável e educado. Por outras palavras: era de outro tempo, tinha pouco a ver com "isto" de agora. E por isso andava meio arredado, aparecia só de vez em quando no seu Campo Pequeno.

Fora forcado nos tempos de juventude, contou-me um dia, não sabia dessa sua faceta. Foi comentador taurino da RTP, crítico tauromáquico, escrevia lindamente, ficaram nesta parte final da sua vida as crónicas na revista "Equitação", mais didácticas que propriamente escritos de opinião. Sabia do que falava e escrevia do que sabia. 

Tínhamos uma relação respeitosa, sem nunca termos sido íntimos. Guardo na memória aquela divertidíssima viagem a terras de Salamanca, com o nosso querido amigo Amadeu dos Anjos, aquela tarde única passada em casa do Maestro Júlio Robles com Manzanares ao rubro, em que estava também o Rui Bento.

Médico veterinário de profissão, aficionado por paixão, Domingos da Costa Xavier morreu ontem, vítima de doença prolongada. Deixa saudades em todos aqueles com que se cruzou em vida.

Perdemos mais um dos "antigos". E eles já são tão poucos.

À Família enlutada, em especial a sua Mulher, Maria José, apresento as minhas sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo

Em 2014, em Lisboa, num jantar da Tertúlia "A Mexicana" de
homenagem ao Maestro Amadeu dos Anjos, no uso da palavra.
E em baixo, comigo nesse mesmo evento