sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

"Delírio" em Viana do Castelo...

Sede do centenário Viana Taurino Clube

Brada aos céus e é mesmo um verdadeiro "delírio", como escreve o site "Tribuna da Tauromaquia" de Eugénio Eiroa: os actuais dirigentes socialistas da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sucessores daqueles que proibiram as touradas na cidade nortenha e deitaram abaixo a histórica praça de toiros ali existente há anos, impedindo nos últimos anos a realização de espectáculos tauromáquicos que estiveram anunciados em praças portáteis... esses mesmos, decidiram agora louvar e enaltecer o não menos histórico Viana Taurino Clube, atribuindo-lhe por unanimidade, o reconhecimento de Interesse Público Municipal... pela "relevante actividade nos domínios criativo, desportivo e cultural" que a instituição fundada em 10 de Agosto de 1910 tem promovido ao longo dos anos!

A proposta para este louvor ao Viana Taurino Clube foi apresentada por Ricardo Rego, vereador do Desporto, que considera que a centenária instituição tauromáquica vianense tem tido um papel preponderante na vida cultural, desportiva, política e associativa da cidade.

“Muitos vianenses ilustres integraram os corpos sociais deste clube. A sua actividade foi muito variada, desde as garraiadas anuais, o bilhar com vários campeões nacionais e do mundo, o xadrez, os jogos de salão. Mas foi também espaço de discussão e debate político no anterior regime, custando-lhe o encerramento da sede em 1946, pela polícia política PIDE, sendo reaberta oito meses depois”, indica a proposta.

“Muitos jovens tiveram oportunidade, e continuam a ter, de desenvolver aptidões desportivas e espaços de tertúlia neste clube, distinguido como Instituição de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em 2010”, lê-se no mesmo documento.

Resumindo e concluindo: a mesma Câmara socialista que derrubou a praça de toiros de Viana do Castelo, que decretou a cidade como "anti-taurina" e que continua a proibir a realização de touradas no concelho, vem agora, em jeito de arrependimento (será?) louvar, enaltecer e reconhecer o clube taurino local como instituição de Interesse Público Municipal... Não bate a bota com a perdigoto, como diz o povo.

Entretanto, no local onde existiu durante anos a praça de toiros de Viana do Castelo, está quase pronto (foto de baixo) o pavilhão multiusos que a veio substituir e onde jamais se realizarão corridas de toiros.

Fotos Viana Taurino Clube e Olhar Viana do Castelo/Facebook

A desaparecida praça de toiros de Viana e, em baixo, o 
pavilhão multiusos (quase pronto) que a substituiu