domingo, 12 de fevereiro de 2023

Domingos Jeremias lamenta incidente na Granja: "Não é fácil ser director de corrida e agradar a todos!"

Leia aqui na íntegra o texto hoje dado à estampa na rede social Facebook pelo director de corrida Domingos Jeremias, lamentando a tentativa de agressão de que ontem foi vítima quando abandonava a praça de toiros da Granja, no final do festival taurino que dirigiu com a habitual competência e dignidade. A temporada, pelos vistos, não está a começar da melhor maneira...

"Quem me conhece sabe que não dou destas coisas! Mas perante tais acontecimentos que se passaram no festival taurino realizado ontem na bonita aldeia da Granja, terei que relatar não só para salvaguardar situações futuras a mim, mas a todos os meus colegas directores de corrida.

"Ontem durante a lide do quarto toiro entraram dois indivíduos (alcoolizados) para a trincheira. pertencentes a um grupo de forcados que fazia parte do espectáculo (grupo esse onde tenho grande amigos e pela qual tenho admiração), sem qualquer autorização para lá estarem (senha de trincheira).

"Educadamente foram convidados a sair pelo avisador (sem recorrer à GNR) e apesar de um grande esforço lá sairam. Durante o resto da corrida fui ameaçado várias vezes que me queriam agredir à saida (mensagens, telefonemas, etc).

"À saida, o indivíduo assim que me viu sair, veio na minha direção ofendendo-me e ameaçando-me, só não fui agredido pois estava acompanhado da GNR...

"A Direcção de Corrida está lá para fazer cumprir as regras, para que os espectadores que pagam o seu bilhete vejam um espectáculo digno, a trincheira é para os artistas, e para toda a equipa de apoio ao espectáculo, não para se estar encostado à parede à espera de ser fotografado, além de mais ninguém pode estar na trincheira alcoolizado!

"Para este tipo de indivíduos 'Burros' que me ameaçaram e me ofenderam, um festival taurino ou corrida de toiros (etc.) não é uma garraiada, é um local onde os artistas mostram a sua arte pela qual trabalham o ano todo com esforço e sacrifício para chegar ao grande dia e poderem dar ao público um bonito espectáculo.

"Não é fácil ser director de corrida, pois não se pode agradar a toda a gente, por vezes temos poucos segundos para decidir o que fazer e por vezes não são as decisões correctas, contudo irei continuar a cumprir as regras para proteger a festa e todos os seus intervenientes principalmente aqueles que estão a trabalhar na trincheira.


"Aproveito a oportunidade para agradecer à GNR pelo apoio prestado.

Ao Florindo Ramalho, parabéns pela bonita tarde de toiros que proporcionaste a todos.


"Aos meus colegas directores de corrida (todos) desejo que tudo corra bem neste ano taurino que está a começar.


"Obrigado.

 

Domingos Jeremias


Foto M. Alvarenga