quarta-feira, 29 de março de 2023

Dr. Eliseo Gómez: morreu o médico cirurgião que atendeu "Paquirri" na enfermaria da praça de Pozoblanco na fatídica tarde de 26 de Setembro de 1984

Com 86 anos, morreu em Córdoba o Dr. Eliseo Morán Gómez, o médico cirurgião que atendeu Francisco Rivera "Paquirri" na enfermaria da praça de toiros de Pozoblanco na fatídica tarde de 26 de Setembro de 1984, quando o famoso toureiro ali deu entrada, ferido de morte, depois de gravemente colhido pelo toiro "Avispado" da ganadaria Sayalero y Brandés (fotos de cima).

O Dr. Morán Gómez morreu no Hospital da Cruz Vermelha de Córdoba, onde estava internado há já alguns dias.

Natural de Salamanca, era o médico cirurgião da praça de Pozoblanco na tarde em que morreu "Paquirri". Foi a ele que o toureiro dirigiu as últimas palavras da sua vida.

Ficaram célebres e correram o mundo as imagens captadas na enfermaria da praça por António Salmoral, também já falecido, onde "Paquirri", consciente da gravidade da cornada, disse ao médico:

"Doutor, eu quero falar consigo. A cornada é forte. Tem pelo menos duas trajectórias, uma para cá e outra para lá. Abra tudo o que tiver que abrir, tudo o mais está nas suas mãos. E tranquilo, doutor".

Depois de o estabilizar na enfermaria, o Dr. Eliseo Morán Gómez decidiu transferir "Paquirri" de ambulância para o Hospital Reina Sofia de Córdoba, mas o estado crítico em que se encontrava o toureiro levou a que o trajecto fosse alterado e a ambulância se tivesse dirigido antes ao Hospital Militar, logo à entrada da cidade, onde Francisco Rivera já deu entrada sem vida.

O Dr. Eliseo Morán Gómez estabeleceu-se desde então em Córdoba, exercendo a sua actividade no Hospital de Agudos e prestou serviço nas enfermarias de várias praças da província. A sua muita aficion levou-s a tornar-se ganadero, formando a divisa La Morantilla.

Que em paz descanse.

Fotos "El Día de Córdoba" e D.R.

Isabel Pantoja, viúva do toureiro, no enterro de "Paquirri".
Em baixo, jornais da época