segunda-feira, 27 de março de 2023

Glória a Deus nas alturas e aos Forcados de Vila Franca cá na Terra!

Miguel Alvarenga - Glória a Deus nas alturas e Graças ao Senhor por os manter vivos (todas as glórias do passado deste Grupo fantástico!) e com a mesma raça de todos os tempos para nos poderem proporcionar uma tarde tão memorável e tão gloriosa como a que ontem vivemos na praça "Palha Blanco", com sete pegas monumentais, seis das quais a cargo de antigas glórias.

Glória cá na Terra ao Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, pela emoção, pela lição e pelo brio enorme que ontem demonstrou, trazendo de volta à arena as glórias do passado, utilizando muito poucos forcados actuais nas seis pegas que se seguiram à primeira do cabo Vasco Pereira, a dar o exemplo e a encher de moral os "velhinhos" - mas velhos são só os trapos. Os antigos e valentes Forcados de Vila Franca mantém intacta a raça, a força, a arte e a juventude dos seus tempos maiores.

Há outros, garantidamente, todos o sabemos, mas não há muitos Grupos de Forcados como este de Vila Franca capazes de fazer o que eles ontem fizeram. Tão cedo não vamos ver nada igual.

Já a seguir, vamos trazer-lhe um bloco especial com a grande reportagem das sequências das sete pegas. Mais logo, analisarei detalhadamente o festival e as actuações assombrosas dos seis Maestros do toureio a cavalo e do jovem Bastinhas, também ele um Maestro da nova geração, que representou com a maior das dignidades a figura ímpar de seu pai, o nosso querido e eterno Joaquim Bastinhas. Depois, mostraremos as fotos dos muitos Famosos que ontem encheram e deram enorme ambiente à carismática "Palha Blanco" numa tarde que marca a temporada e, infelizmente, tão cedo não se repetirá.

E hoje não esqueça: para não perder nada deste dia em cheio - dia vilafranquense! - que aqui vamos trazer, vá clicando em Mensagens Antigas no canto inferior direito para voltar à página anterior.

Glória a Deus nas alturas - e aos Forcados de Vila Franca cá na Terra!

Fotos M. Alvarenga