Jaime Amante - O jornalista taurino venezuelano Víctor José López "El Vito" faleceu ontem - 24 de Março - na cidade de Caracas (Venezuela) aos 83 anos, vítima de doença prolongada.
Víctor José López "El Vito" foi um dos melhores profissionais da área de comunicação taurina na Venezuela e em toda a América Latina. No mundo jornalístico era considerado um Mestre dos Mestres.
Nascido em Caracas em 2 de Agosto de 1940, começou a escrever em 1967 para o “Diário Nacional”, inaugurando o “Diário Meridiano” em 1968, onde escreveu na sua secção tauromáquica até 2006. Também foi correspondente da revista espanhola “El Ruedo”.
Em Caracas conviveu com as grandes figuras da época, assim como com os portugueses Engº José Samuel Lupi, Pepe Câmara, Carlos Pita (ambos matadores de toiros nascidos na ilha da Madeira) e com os Forcados Lusitanos de Fernando Hilário.
Com mais de cinquenta anos de profissão, sempre lutando pela liberdade do povo venezuelano, “El Vito” tornou-se um dos melhores cronistas tauromáquicos da América, colaborando em diversos meios de comunicação nacionais e internacionais, além de publicar dez livros dedicado à tauromaquia, com prosa e escrita muito cuidadas, entre as quais se destacam "Fragua de Toureiros" , "Solera Brava" (em baixo) e recentemente "Javier Garfias - El toro de lidia en México".
Que em paz descanse.
Foto blog deltoroalinfinito