Miguel Alvarenga - Começam a soar pelos corredores da nossa alegre tauromaquia os primeiros rumores das mudanças que eventualmente se verificarão nos apoderamentos de toureiros. Ainda não há confirmações, mas sabemos que já andam negociações por aí com vista a algumas alterações.
Rui Bento pode não continuar ao lado dos Rouxinóis (foto de cima). Por mais inesperado que possa parecer, diz-se que está meio tremida a união do antigo matador aos dois cavaleiros de Pegões.
O apoderamento dura há cinco anos, foi anunciado em finais de 2018, depois da trágica morte de Francisco Penedo, que apoderava os dois cavaleiros.
Contactado pelo "Farpas" há dias, Rui Bento não confirmou, nem desmentiu. Luis Rouxinol termina a temporada no próximo dia 28 em Évora e Rouxinol Jr. toureia a última corrida em 1 de Novembro no Cartaxo, juntos somaram 52 corridas em 2023, recordou Bento.
"No dia 1 de Novembro, dia de encerramento oficial da temporada, faço o mesmo que faço todos os anos, ponho o meu lugar à disposição dos meus toureiros. Só depois disso saberei responder se continuamos ou não..." - limitou-se a dizer-nos o apoderado.
Pelo meio, correm nos mentideros da Festa - e da Fiesta, também do outro lado da fronteira - insistentes rumores de que Rui Bento pode ser o próximo apoderado em Portugal do cavaleiro Paco Velásquez, que há poucos dias anunciou separar-se de Ricardo Levesinho, continuando em Espanha a ser apoderado por Julián Alonso. Outra questão que Rui Bento não confirma, nem desmente...
"Neste momento, a única notícia certa é a de que serei vedor de toiros em Portugal da empresa de Madrid. Tudo o mais, são especulações...", afirma.
Outros rumores dizem respeito à eventual separação de João Moura Júnior e Francisco Mendonça Mira. Mas o apoderado desmente em absoluto: "Andam por aí a dizer isso, mas não é verdade. Estamos muito bem os dois e até já começámos a fazer planos e a definir estratégias para a próxima temporada, em que o João quer voltar a tourear mais corridas".
Incerta parece ser a continuação da união de apoderamento que este ano voltou a juntar o cavaleiro António Prates ao empresário António José Cardoso (empresa Toiros & Tauromaquia).
Prates e António José Cardoso, carinhosamente tratado por Nené por ser filho do saudoso empresário que assim era conhecido, uniram-se em 2018 e separaram-se no fim de 2020, voltando esta temporada a juntar-se. Diz-se agora que podem vir a divorciar-se pela segunda vez...
Entretanto, diz-se que dos lados de Pedro Penedo, apoderado de Miguel Moura e de Manuel Telles Bastos, podem surgir novidades para animar esta Dança dos Apoderados, edição de 2023/24.
Vamos aguardar. Mais novidades nos próximos dias.
Fotos M. Alvarenga
Mira & Moura: está tudo "nos conformes"... |
António Cardoso (Nené) & Prates: 2º divórcio à vista?... |