sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Fez-se História em Vila Franca

"Palha Blanco" cheia até às bandeiras e uma corrida para a História, a de ontem à tarde em Vila Franca de Xira - o empresário Ricardo Levesinho, mesmo remando contra a maré dos maldizentes costumeiros, encontrou a solução ideal para colmatar a ausência do anunciado Morante e acabou vitorioso. E, uma vez mais, demonstrou estar uns furos acima da concorrência. Empresário do ano, sem dúvida alguma. 

Alejandro Talavante (enorme!) e o jovem Tomás Bastos (fabuloso!) sairam em ombros. Tarde de delírio do toureio a pé. Rui Fernandes e João Telles estiveram em grande na primeira parte e com maiores dificuldades (que superaram e venceram) na segunda. Forcados de Vila Franca (cabo Vasco Pereira à segunda e Lucas Gonçalves à primeira) e do Aposento da Moita (Martim Cosme à primeira e o cabo Leonardo Mathias à segunda) em tarde de sucesso, sem facilidades.

Lidaram-se a cavalo três toiros de São Torcato e um (o segundo) de Jorge Mendes; e a pé, dois toiros de Nuñez del Cuvillo e dois novilhos de La Cercada, tendo o ganadero Miguel Moreno Pidal dado aplaudida volta à arena com Tomás Bastos no quarto da ordem.

Esta sexta-feira, ao longo do dia, não perca as grandes reportagens sobre esta fabulosa corrida. O público encheu a praça em força e, ao contrário do que costuma acontecer, não arredou pé das bancadas até que a corrida (de oito toiros!) terminasse. Fez-se História em Vila Franca.

Foto M. Alvarenga