sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Manuel Benítez "El Cordobés" corta a coleta ao filho este domingo em Jaén

Esta foto tem 37 anos, foi captada na tarde de 5 de Abril de 1986, quando o célebre Manuel Benítez "El Cordobés" voltou a tourear na Monumental de Madrid, trinta anos depois, num festival a favor das vítimas do vulcão Nevado del Ruiz.

Enquanto o famoso toureiro lidava de muleta, saltou à arena de Las Ventas um jovem que fez frente ao novilho-toiro e lhe deu alguns passes, até ser retirado e detido pelas autoridades por se ter introduzido na praça como espontâneo.

O jovem era Manuel Díaz, filho ilegítimo de Manuel Benítez, que apenas queria ser reconhecido pelo pai e que depois se tornou também matador de toiros, usando o mesmo apodo de "El Cordobés".

Só praticamente quatro décadas depois, no ano passado, o lendário "El Cordobés" reconheceu finalmente o filho, fruto de uma ligação extra-conjugal - estiveram pela primeira vez juntos na quinta de Benítez e já no início deste ano selaram o momento em público, com um beijo e um abraço que ficaram para a História, um momento que foi capa de muitas revistas sociais do país vizinho.

No próximo domingo 15 de Outubro, Manuel Díaz "El Cordobés" despede-se das arenas em Jaén, na última corrida da Feira de San Lucas (cartaz em baixo) e vai ser Manuel Benítez (86 anos) quem lhe cortará a coleta. Mais um momento para fazer capa nas revistas "del corazón".

Para trás, fica a mágoa de nunca terem chegado a tourear juntos numa mesma corrida. Na arena, onde este domingo voltarão a estar no momento do corte da coleta, só estiveram lado-a-lado há 37 anos, na tarde em que Manuel Díaz saltou de espontâneo em Madrid quando o pai toureava.

No domingo em Jaén, na sua última corrida de toiros, Manuel Díaz "El Cordobés" vai ter por companheiros de cartel Curro Díaz (que substituiu o anunciado Cayetano Rivera Ordoñez, ainda não recuperado da lesão que sofreu há uns meses no pulso) e David Fandilla "El Fandi". Lidam-se toiros de Sancho Dávila e Parralejo.

Fotos Botán, M. Alvarenga e D.R.


Manuel Díaz e Javier Conde em Vila Viçosa no ano passado,
quando participaram numa tenta da ganadaria Cochicho - com
Miguel Alvarenga e os ganadeiros Maria Inês e Luis Filipe
Cochicho
Pai e filho juntos finalmente, no ano passado, na quinta de
Manuel Benítez 
O histórico abraço de pai e filho