Há muitos anos que o toureio português não tinha um caso como o de Tomás Bastos, o jovem novilheiro praticante de apenas 16 anos, sobrinho neto do saudoso José Júlio, que é hoje o novo ídolo da aficion de Vila Franca e a grande esperança do Portugal aficionado.
Este fim-de-semana em Hoyo de Pinares, ganhou o XII Certame "Piña de Oro" e a imprensa espanhola teceu ao Tomás os mais rasgados elogios. Assim escreveu o site "Mundotoro": "O novilheiro da Escola de Badajoz mostrou capacidade, maneiras e maturidade que não são frequentes na sua idade e que levam a apontar muito alto na sua carreira".
Tomás Bastos, refere o site espanhol, triunfou "ante uma séria e exigem te novilhada de Adolfo Martínez Montesinos", acrescentando que "cortou duas orelhas ao seu primeiro, depois de uma lide completa nos três tércios. Ao seu segundo, de bela estampa e perigosa dificuldade, soube aplicar-lhe o trato adequado para sair airoso do compromisso. Só uma estocada muito caída e contrária o privou do troféu".
No domingo e por ter ganho este importante certame de novilhadas em Hoyo de Pinares, Tomás Bastos toureou ainda no festival de despedida de Júlio Campano, cortando as duas orelhas e o rabo ao novilho de António San Román que lhe tocou em sorte.
Fotos mundotoro.com