Miguel Alvarenga - Para toiros a sério (e complicados), grandes Forcados! E foi isso o que aconteceu ontem em Vila Franca, na terceira e última corrida da Feira de Outubro - anunciada como feira irrepetível, mas de cujo saldo fica apenas como irrepetível, na verdade, a grande corrida mista de ontem.
Lidavam-se a cavalo (por Rui Fernandes e João Telles) quatro toiros da temida ganadaria São Torcato de Joaquim Alves. A empresa divulgou nas vésperas as fotos de cinco bonitos exemplares, mas afinal só foram lidados três. Um deles, por falta de peso e trapio, dizem (a empresa não justificou a troca), foi substituído por um toiro de Jorge Mendes, ganadaria que esteve esta feira como "suplente" na "Palha Blanco", já que também na nocturna de terça-feira se lidaram dois toiros da mesma divisa (e bons) em lugar de outros tantos de Passanha.
Nas pegas (quatro) estiveram ontem os grupos de Vila Franca de Xira e do Aposento da Moita, respectivamente capitaneados por Vasco Pereira e Leonardo Mathias.
E para a cara do portentoso primeiro toiro de São Torcato, com 505 quilos, foi o cabo vilafranquense Vasco Pereira. Bem a citar e a recuar, reunindo com decisão, levou uma verdadeira "estalada" que o tirou fora da cara do toiro, sem felizmente o aleijar. Parecia (e as fotos assim o dão a entender) que fora violentamente atingido na cara pelo corno esquerdo, mas, graças a Deus, Vasco nada sofreu. Ao segundo intento, consumou uma grande pega, bem ajudado por todos os companheiros.
O segundo toiro era o já referido de Jorge Mendes (540 quilos) e foi pegado à primeira, com o costumeiro poderio e a habitual técnica (perfeita) pelo consagrado forcado Martim Cosme Lopes, do Aposento moitense, que dedicou a pega aos companheiros anfitriões do Grupo de Vila Franca. Com a sua muito peculiar forma de citar, diferente, mandou na investida, recuou com galhardia e fechou-se para não mais sair, aguentando um forte derrote alto, prontamente ajudado pelos companheiros. Mais uma grande pega do poderoso Martim!
O complicado quinto toiro da noite, de São Torcato (460 quilos), teve na cara o forcado vilafranquense Lucas Gonçalves, que brindou ao produtor francês Simón Casas, um dos maiores empresários taurinos do mundo, ontem em Vila Franca como apoderado de Talavante. Pega vistosa e brilhante, consumada à primeira, com o forcado a aguentar, firme e sem pestanejar, violentos e altos derrotes. Muito bem o grupo a ajudar.
A praça ficou em silêncio e o público acompanhou com justificada expectativa todos os passos do grande forcado Leonardo Mathias, cabo do Aposento da Moita, quando este saltou à arena para pegar o perigoso sexto toiro da corrida, de São Torcato, com 455 quilos, que durante a lide fizera a vida negra ao cavaleiro João Telles.
Leonardo deteve-se alguns segundos diante de Alejandro Talavante para lhe dedicar a sua pega com um emotivo discurso que o toureiro agradeceu. Fez-se ao toiro com raça e com garra. Fechou-se com imensa decisão, mas o São Torcato atirou-o ao ar com um violento derrote. Voltou numa segunda tentativa, dura e rija, ficando desta vez, com a excelente intervenção de todos os companheiros a ajudar. Pega complicada e difícil a um toiro perigoso. Não era obra para qualquer forcado.
Fique agora com as sequências das quatro pegas - e já a seguir não perca os melhores momentos das actuações dos cavaleiros Rui Fernandes e João Ribeiro Telles, do matador Alejandro Talavante e da nova estrela Tomás Bastos. Mais logo, temos muitos Famosos para lhe mostrar!
Fotos M. Alvarenga
Vasco Pereira, cabo de V. Franca, na primeira rija pega da tarde, ao segundo intento, a um poderoso S. Torcato |
Pega enorme do poderoso Martim Cosme (Aposento da Moita), ao primeiro intento, ao segundo toiro, de Jorge Mendes |
O pegão de Lucas Gonçalves (V. Franca) ao quinto toiro de São Torcato, à primeira. Brindou a Simón Casas |